TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Artigos Científicos: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 5

Definição de Topografia

Segundo (DOMINGUES, 1979) “ Topografia “ deriva das palavras gregas “ topos “ ( lugar) e “ graphen” ( descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar.

A arte de representar graficamente o relevo e as características de suas localidades, mapeando daquela pequena porção daquela superfície, em uma área de raio até 30km.

Tem por sua finalidade determinar o contorno, a dimensão e a posição da superfície física da terra.

Sua Importância vem sido visada deis das civilizações mais antigas, pois já era necessário determinar limites de propriedades e dividir áreas de terras em partes menores. A Topografia é a base de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos, pois atualmente é difícil qualquer tipo de projeto de construção que não inclua algum tipo de levantamento

A Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem esse conhecimento do terreno obtendo uma correta implantação da obra ou serviço .

A Topografia é estritamente necessária para subdivisão, construção, estradas, esgoto, usinas hidrelétricas, aeroportos, hidrografia entre muitos outros projetos, e além disso é exigida para plantas de distribuição de equipamentos industriais, instalações de máquinas, elaboração de mapas florestais e geológicos, entre outras aplicações.

História da Topografia

Historicamente é impossível determinar o inicio da topografia, porém pode se afirmar que sua história é tão antiga quanto a história da civilização. O velho Testamento contém frequentes referências ao direito de propriedade. Certamente os Babilônios praticaram algum tipo de topografia em 2500 a.C, a prova para essa afirmação é que arqueologistas encontraram mapas das Babilônia em tábuas com essa idade estimada. Foram encontradas também registros históricos na Índia e na China, que confirmar que a topografia foi praticada naqueles países no mesmo período.

A Topografia de inicio não pode ser separada da astronomia, astrologia ou matemática em seu desenvolvimento, pois essas disciplinas eram completamente interligadas. O historiador grego Heródoto, disse que a topografia foi utilizada no Egito deis de 1400 a.C, pois o pais havia sido dividido em parcelas de terras para a cobrança de imposto. Aparenta que a geometria ou topografia foi estritamente necessária no Vale do Nilo, para o assentamento e controle dos marcos de propriedade. Foi usada bastante a topografia para o sistema de irrigação, prédios públicos e pirâmides, entre algumas outras obras. Esses topógrafos eram chamados de harpedonapata ou “esticadores-de-cordas”, pois usavam cordas para suas medições. Nessa época trabalhos dos esticadores-de-cordas eram bastante satisfatórios. As dimensões da Grande pirâmide de Gizé tem somente um erro apenas de cerca 20 cm para uma base de 228m. Supõe-se que os esticadores de corda marcavam os lados das bases das pirâmides com suas cordas e chegavam ao formato de um quadrado medindo suas diagonais. Com a intenção de obter o nivelamento aproximado das fundações da estrutura dessa pirâmide. Tudo indica que os egípcios despejavam água em compridas e estreitas calhas de barro, ou utilizavam armações triangulares com fios de prumo, ou outros pesos suspensos de seus pontos mais altos.

Cada armação de nivelamento continha uma marca na sua barra inferior que mostrava onde fio de prumo deveria estar quando a barra estivesse na horizontal. Essas armações podiam ser facilmente checadas por meio de ajustamento apropriado, com a reversão entre as extremidades. Se esses fios retornaram para as mesmas marcas era sinal que estavam ajustados, e os topos das estacas de suporte deveriam estar na mesma altitude.

Os romanos, introduziram muitos avanços na topografia. Eles idealizaram projetos como acampamentos militares, cidades e estradas, usando um sistema de coordenadas retangulares, e levantaram as principais rotas usadas para as operações militares no continente europeu, na África setentrional, nas ilhas britânicas e em partes das Ásia.

Os instrumentos utilizados pelos romanos foram o odômetro, a groma e o coróbato. A groma foi utilizada na determinação de ângulos retos. Ela consistia em duas peças de madeira fixadas entre si em ângulo reto na forma de uma cruz horizontal, com fios de prumo descendo de cada uma das quatro extremidades. O coróbato era de madeira com cantos retos e pernas de suporte e media aproximadamente 6 metros de comprimento. Tinha um entalhe esculpido no seu topo para reter água, de tal modo que poderia ser usado como um nível.

Houve poucos avanços na topografia dos tempos romanos até a era moderna, porém nos últimos séculos surgiram as : luneta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com