TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Trabalho Escolar: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

EXPEDIÇÃO PERÚ E LAPÔNIA

As primeiras medidas do achatamento foram realizadas por expedições francesas, patrocinadas pela Real Academia de Ciências da França e subvencionadas por Luís XV, por volta de 1736 (Newton já estava morto). Uma dessas expedições foi à Lapônia (região ao norte da Europa, próxima ao círculo polar) e a outra foi para a América do Sul, isto é, na região equatorial do então vice-reinado do Peru. Por volta de 1730, Maupertius (físico newtoniano francês), em uma obra célebre sobre a "figura da Terra", apresentou os métodos astronômicos que poderiam ser usados (e o foram depois) na medida de 1 grau do meridiano terrestre no próximo do polo norte e no equador. Ou seja, medindo-se o comprimento do arco que corresponde ao deslocamento angular de 1 grau em latitude (um deslocamento de cerca 111 km ao longo do meridiano) sobre a superfície da Terra, se poderia decidir quem estava certo, Newton ou Descartes. As medidas realizadas pelas expedições francesas resultaram em que o comprimento do arco de 1 grau do meridiano terrestre é mais de 1 km maior na Lapônia (em 1737) do que em Quito, no atual Equador.

As medidas do achatamento terrestre segundo Maupertius resultaram em uma diferença de cerca de 33 km a mais entre o raio equatorial e o raio polar, corroborando a previsão de Newton de que a Terra é achatada nos polos e não no equador. Essas medidas foram decisivas para que a Mecânica de Descartes, já desgastada frente à Mecânica de Newton em outros contextos, fosse finalmente superada na França. Nota então que medidas de achatamento envolvem precisas medidas de deslocamento angular e linear sobre a Terra em latitudes diferentes.

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE

Mapas mentais

Representações da imagem mental que cada um adquire de uma determinada área da superfície terrestre. São a forma mais antiga de representação da superfície terrestre.

Imagens de satélite

São fotografias de parte da superfície terrestre, tiradas através de um satélite. Neste tipo de representação, o grau de pormenor é inferior ao das fotografias aéreas.

Fotografias aéreas

Fotografia tirada de um avião ou de um satélite, que permite fazer uma observação pormenorizada.

Ortofotomapas

Mapas elaborados a partir de fotografias aéreas onde são corrigidas algumas distorções que estas podem conter. Representam a superfície terrestre de forma rigorosa.

Globo

Representação esférica do planeta Terra.

Mapas

Representações planas da superfície terrestre ou de parte dela. São o instrumento de trabalho mais utilizado pelos geógrafos.

TIPOS DE MAPAS GERAIS OU DE BASE

Planisférios - Toda a superfície terrestre

Mapas topográficos - Informações pormenorizadas de uma pequena área

Mapas temáticos :

• Demográficos - População

• Políticos - Divisões administrativas

• Físicos - Fenómenos naturais

• Económicos - Qualquer assunto económico

• Mapas de estradas - Qualquer assunto económico

LIMITES DE ATUAÇÃO

De uma maneira geral, considera-se o limite de 50 km, a partir da origem do levantamento. A Norma NBR 13.133/94 – Execução de Levantamento Topográfico, da ABNT, considera um plano de projeção limitado a 80 km (item 3.40-d, da Norma).

Se imaginarmos dois pontos localizados sobre o esferóide terrestre, pontos P e Q, e se levarmos em consideração a forma esférica da terra, a distância REAL entre eles seria o arco PQ = a . Quando substituímos a superfície esférica da terra pelo PLANO TOPOGRÁFICO H, o ponto Q é projetado em Q’ sobre H. A distância entre os dois pontos passa a ser PQ’ = T, medida no plano horizontal H.

Sempre que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com