TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Casos: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 8

TOPOGRAFIA - CONCEITOS FUNDAMENTAIS

1. Histórico:

A topografia teve suas raízes no antigo Egito, quando após as cheias os medidores de terra, agrimensores da época, tinham necessidade de restituírem as divisas de propriedades, que eram sazonalmente destruídas por ocasião das cheias periódicas e benfazejas nas suas margens.

No decorrer dos tempos as técnicas utilizadas pelos antigos egípcios, para demarcação de terras, foram se aperfeiçoando e hoje a agrimensura, e a topografia além de dedicar-se a demarcação e divisão de terra (Agrimensura), atua nas mais variadas atividades da engenharia tais como :

⦁ estradas - ferrovias e rodovias;

⦁ transportes;

⦁ portos e canais;

⦁ irrigação e drenagem;

⦁ cadastro técnico municipal, urbano e rural;

⦁ mapeamento urbano;

⦁ saneamento básico;

⦁ abastecimento d’água;

⦁ urbanização - planejamento urbano;

⦁ projeto de loteamento;

⦁ levantamento plani-altimétrico de lotes;

⦁ traçado de cidades;

⦁ locação industrial;

⦁ mineração e pesquisas minerais;

⦁ linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica;

⦁ aerofotogrametria;

⦁ geodesia por satélite;

⦁ geoprocessamento;

⦁ montagem de aviões e navios;

etc......

2.DEFINIÇÃO

Ciência que trata da medição e representação da superfície terrestre; Os levantamentos topográficos permitem o conhecimento de determinada região, possibilitando a elaboração de estudos e projetos de Engenharia ( Edificação, sistemas viários, agrícolas, etc). implantar e controlar dimensionalmente as obras projetadas.

2.1 OBJETIVO

A Topografia tem por objetivo o conhecimento dos instrumentos e métodos que se destinam a efetuar a representação do terreno sobre uma superfície plana denominada de plano topográfico.

O plano topográfico é um plano perpendicular a direção do fio de prumo num determinado ponto da superfície terrestre. O plano topográfico não deverá exceder a 25 km.

2.2 DIVISÕES

A topografia divide-se, basicamente, nas seguintes partes:

Topometria: que trata da medição de distâncias e ângulos de modo que permita reproduzir as feições do terreno o mais fielmente possível, dentro das exigências da função a que se destina o levantamento topográfico produzido com essas informações. Ela subdivide-se, ainda, em planimetria e altimetria. Na primeira, são medidos os ângulos e distâncias no plano horizontal, como se a área estudada fosse vista do alto. Na segunda, são medidos os ângulos e distâncias verticais, ou seja, as diferenças de nível e os ângulos zenitais. Nesse caso, os levantamentos elaborados são representados sobre um plano vertical, como um corte do terreno;

Topologia: como subdivisão da topografia, é a parte que trata da interpretação dos dados colhidos através da topometria. Essa interpretação visa facilitar a execução do levantamento e do desenho topográfico, através de leis naturais do relevo terrestre que, quando conhecidas, permitem um certo controle sobre possíveis erros, além de um número menor de pontos de apoio sobre o terreno;

Taqueometria: a divisão que trata do levantamento de pontos de um terreno, in loco, de forma a se obter rapidamente plantas com curvas de nível, que permitem representar no plano horizontal as diferenças de níveis. Essas plantas são conhecidas como plani-altimétricas;

Fotogrametria: é a ciência que permite conhecer o relevo de uma região através de fotografias. Inicialmente as imagens eram tomadas do solo, mas, atualmente elas são produzidas principalmente a partir de aviões e satélites. Nesses casos de sensoriamento remoto (deteção remota), são usados os conhecimentos da estereoscopia, de modo que seja possível perceber o relevo da região fotografada ou representada em alguma imagem e medir as diferenças de nível, para se produzir as plantas e cartas.

2.3 IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA

Como todas as obras de engenharia, agronomia e arquitetura, são executadas sobre parte da superfície terrestre, a partir de estudos e projetos previamente elaborados, cabe a topografia dar a base para que estes projetos sejam executados com maior precisão e locados corretamente na área onde serão executados. A topografia auxilia projetos e obras: a - Construção Civil, como prédios, pontes, rodovias, barragens, ferrovias, etc. b - Urbanismo, como plano diretor, sistema viário, eletrificação, saneamento, loteamentos, rede telefônica, etc. c - Agricultura, como projetos de culturas, drenagens, irrigações, cadastro de culturas, etc. d - Silvicultura, como reflorestamento, RESERVASflorestais, etc.

Ao se projetar qualquer obra de Engenharia é necessário o levantamento topográfico do lugar onde a obra será implantada. Daí a importância da Topografia, que se incumbe do levantamento ou medição, que deverá ser precisa e adaptada ao terreno. Apenas a Topografia pode medir ou calcular distâncias horizontais e verticais, calcular ângulos horizontais e verticais com alta ou altíssima precisão, como medir distâncias horizontais com erro provável de 1 para 100.0, calcular altitudes com precisão de um décimo de milímetro ou ainda medir ângulos horizontais e verticais com precisão de um segundo sexagesimal.

2.4 Equipamento utilizado no trabalho de campo

O equipamento utilizado no trabalho de campo é muito diversificado, variando

entre material de sinalização e segurança pessoal até ao material de medição do terreno,

passando por outro tipo de material auxiliar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com