TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topografia

Casos: Topografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

O que é topografia?

é a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a sua situação e localização na Terra ou outros corpos astronómicos incluindo planetas, luas, e asteroides. É ainda o estudo dos princípios e métodos necessários para a descrição e representação das superfícies destes corpos, em especial para a sua cartografia. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas.

De acordo com Carl Friedrich Gauss, o que é o geóide?

De acordo com Carl Friedrich Gauss, é a "figura física da Terra", sendo, de facto do seu campo de gravidade. É a superfície equipotencial (superfície de potencial gravitacional constante) e que, em média, coincide com o valor médio do nível médio das águas do mar.

Qual o modelo geométrico para os cálculos geodésicos?

O Estudo do elipsóide de revolução é de suma importância em Geodésia pelo simples fato de ter sido o mesmo eleito como modelo geométrico para os cálculos geodésicos. Excetuando certas técnicas espaciais os cálculos geodésicos são conduzidos sobre a superfície do elipsóide de revolução. O elipsóide de revolução é a forma geométrica gerada pela rotação de uma semi-elipse em torno de um de seus eixos.

Por que os polos geográficos não encontram-se em pontos fixos da superfície terrestre?

Devido a pequenos movimentos do eixo de rotação em relação à crosta terrestre - ocasionadas por diversos fatores

Qual a diferença entre paralelo e meridiano?

Paralelo é todo o círculo menor perpendicular ao Eixo terrestre e, portanto, paralelo ao Equador. Sobre um determinado paralelo, a latitude é constante e meridiano é a linha imaginária que resulta de um corte efetuado num modelo geométrico da Terra por um plano que contém o seu centro.

Qual a diferença entre latitude e longitude?

Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsoide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano doequador e a normal à superfície de referência e longitude descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou paraoeste, a partir do Meridiano de Greenwich.

O que significa SIG e GPS?

Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são equipamentos e meios tecnológicos para se estudar o espaço terrestre. São utilizados por pesquisadores, empresas, ONGs, governos, serviços de inteligência, entre outros. Os SIGs resultam da combinação entre três tipos de tecnologias distintos: O sensoriamento remoto, o GPS e o geoprocessamento. O sistema de posicionamento global (GPS) é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sob todas condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.

O que é topometria?

A topometria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com