TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toque Terapeuticos

Exames: Toque Terapeuticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

O rádio é um instrumento de comunicação cujo valor vai além do entretenimento e da informação. Seu papel é forte na concretização da cidadania e na participação dos ouvintes, que podem reivindicar e lutar por seus direitos nas diversas programações radiofônicas do dia-a-dia. O rádio é um instrumento de participação popular de grande importância no mundo moderno e o quesito interatividade deve ser incentivado em toda a proposta de programação dos meios de comunicação radiofônicos.

A imagem tem mais facilidade para capturar e manter a atenção do telespectador, mas o rádio tem outra função e a exerce com maestria: ele desperta a imaginação de quem está ouvindo. O rádio se transformou e se adaptou à medida que as tecnologias surgiram e avançaram, tornou-se portátil e alcançou o ambiente virtual. Entretanto, a sua expansão não se deve somente aos avanços tecnológicos. Seu sinal chega aonde nenhum outro veículo de comunicação chega daí o alto alcance geográfico. A abrangência de caráter social se deve à própria linguagem do rádio, muito mais direta, coloquial, persuasiva e intimista. Em comparação com os outros meios de comunicação, o rádio é o mais acessível economicamente e com isso ele atinge de forma mais direta as populações de baixa renda.

O rádio não exige alfabetização do receptor. Isso, em um Brasil que tem um dos mais altos índices de analfabetismo do mundo – de acordo com os dados dos IBGE, hoje, ainda há quase 14 milhões de brasileiros, com 15 anos ou mais, analfabetos – permite que o rádio, entre os meios de comunicação, seja o de potencial mais popular e democrático.

Reunindo todas essas condições, o rádio consegue cumprir com mais facilidade a função social da comunicação, que é atender aos interesses da sociedade em nível de circulação e pluralidade da informação sem excluir ou impedir alguém de receber e da capacidade de transmissão. Afinal, a informação é considerada um direito e uma ferramenta da sociedade para compreender e se movimentar na realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com