TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toque Terapêutico

Casos: Toque Terapêutico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

O toque terapêutico.

O toque tem sido descrito como uma das mais importantes formas de comunicação humana. As mãos dos fisioterapeutas que operam modernos equipamentos também são aquelas que tocam e massageiam os pacientes. O Toque Terapêutico é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida na década de 70.

Os princípios que o sustentam são os da Ciência do Ser Humano Unitário, de Martha Rogers. O toque terapêutico é um método holístco não invasivo, baseado na concepção de que o ser humano possui um campo de energia abundante, que pode estender-se além da pele e flúi em determinados padrões que se pretendem equilibrados.

Consiste num "toque sem toque", uma vez que não há necessariamente o toque do terapeuta directamente sobre a pele do doente/paciente.

Embora existam muitos estudos contraditórios, o Toque Terapêutico é utilizado há décadas por enfermeiros no Canadá, nomeadamente no alívio da dor, diminuição da ansiedade e promoção do relaxamento

Tipos de toques terapêuticos:

Os recursos de tratamento fisioterápico variam conforme o objetivo (tratamento analgésico, antiinflamatório, diagnóstico, hipertrofia muscular, etc.), condições do paciente e estágio em que a lesão se encontra, e podem ser classificados principalmente em:

1 Terapia manual: Terapia realizada por meio de técnicas manuais. Geralmente confundida com a massoterapia, distingue-se pela finalidade de restabelecer os movimentos e funções fisiológicas através de manipulações articulares e tecidos moles, alongamentos de fáscias e músculos, etc.

2 Massoterapia: Terapia realizada por meio de massagens como a drenagem linfática, massagens clássica e reflexa, etc. Os principais objetivos variam conforme a técnica utilizada: relaxamento muscular, drenagem de membros, estimulação de vísceras, etc.

3 Cinesioterapia: Terapia realizada por meio de exercícios de alongamento e fortalecimento, mobilizações, etc., visando a movimentação. Esta é a terapia mais utilizada, sozinha ou associada a outras formas de tratamento (eletroterapia, crioterapia, mecanoterapia, etc.)

4 Fisioterapia Manipulativa: Auxiliar no tratamento clínico da hérnia de disco para a descompressão nervosa, desde que não haja o extravasamento discal, rompimento do rompimento do rompimento do anel, nem compressão medular. A manipulação vertebral é um conjunto de manobras e técnicas físicas, feitas a mão e sem aparelhos, que visa o desarme de pontos gatilho-vertebrais (trigger-points) que são os locais, na coluna vertebral, onde a dor se origina.

5 Micro fisioterapia: A Microfisioterapia é uma técnica de Fisioterapia manual criada pelos franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini. Sua elaboração e formulação foram iniciadas na década de 80, baseando-se na embriologia e na filogênese.

6 Mio terapia: técnica que é aplicada com as mãos e tem como objetivo o tratamento da Síndrome da Dor Miofascial através da eliminação de Pontos-Gatilho (Trigger Points).

7 Terapia biocranial: A terapia biocranial consiste em soltar as placas do crânio para que elas possam se movimentar com naturalidade e facilidade. O crânio é formado por 4 placas: Testa, nuca e as placas laterais.

Benefícios do toque terapêutico

O objetivo do toque terapêutico é ajudar o destinatário em batendo em seu próprio processo de cura e restaurar a integridade e bem-estar nos níveis físico, emocional, mental e espiritual da pessoa. Toque terapêutico não tenta curar a doença, mas sim estimular o processo de cura do corpo natural. De acordo com textos de toque Terapêutico, os efeitos principais de toque terapêutico é uma resposta de relaxamento profundo, redução da dor e ansiedade, e cicatrização mais rápida da ferida. Os praticantes acreditam que esta terapia promove a saúde e bem-estar e facilita o processo de morrer. Os pacientes que são submetidos à quimioterapia ou radioterapia acharam útil na redução de efeitos colaterais do tratamento, como náuseas, vômitos fraqueza ou fadiga. Outros viram reduzidos os sentimentos de ansiedade ou dor, pode também beneficiar pessoas de todas as idades e de todos os estados de saúde ou doença, bem como plantas e animais. Esta terapia é geralmente muito segura, mas as precauções devem ser tomadas com as mulheres grávidas (já que há mais do que um campo de energia), e pessoas com alguns tipos de doença mental.

Praticantes de toque terapêutico geralmente seguem estes passos:

1. Centrar-se no momento presente e pôr-se a um estado de calma e tranquila da consciência.

2. Avaliar campo de energia do cliente.

3. Limpar e mobilizar campo de energia do cliente, a energia direta para atingir a totalidade, e equilibrar o campo.

4. Avaliar e fechar o tratamento.

5. Pede um feedback e perguntas ao cliente.

Comprovações Científicas do Toque Terapêutico

Desde a década de 60, pesquisas acadêmicas mostram a eficácia da utilização do toque terapêutico, ou imposição de mãos. Inicialmente realizadas com animais, as pesquisas logo foram direcionadas a pessoas com diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com