TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyotismo

Projeto de pesquisa: Toyotismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.810 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

Toyotismo

Trabalho apresentado no curso de Técnico em Administração ao Centro de Especialização e Desenvolvimento Técnico (CEDTEC), sob a orientação do professor Marcelo Bayeor.

Serra

2014

SUMÁRIO

1. Introdução ............................................................................................... 6

2. Toyotismo ............................................................................................. 7

2.1 Just in Time .......... ............................................................................ 7

3. Características......................................................................................... 8

4. Evitar Desperdícios.................................................................................. 9

5. Qualidade ..............................................................................................10

5.1 Automação (Jidoka) ......................................................................... 11

6. Conclusão ............................................................................................. 12

7. Referências ........................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho utiliza o ramo industrial automotivo como base para descrever como foi desencadeado o processo de automatização da indústria, o desenvolvimento alcançado, os problemas e mudanças provocadas e as tendências e perspectivas da automação na indústria automotiva.

O sistema Toyota de produção teve sua origem no Japão e foi idealizado pelo presidente da montadora Toyota, o Sr. Toyoda Kiichiro. A ideia era melhorar para ser competitiva, pois as empresas estadunidenses eram muito mais produtivas fazendo uso da produção em massa idealizada por Taylor e eternizada por Henry Ford. Na verdade o sistema Toyota é um agregado de técnicas de administração da produção que visam reduzir custos, proporcionar maior agilidade e qualidade aos mercado. O ramo automotivo continua sendo a maior atividade industrial e sempre teve como característica marcante o fato de determinar a maneira de produzir bens, de organizar a indústria e os seus sistemas produtivos. As montadoras de veículos foram pioneiras no uso de tecnologias inovadoras e difundiram os sistemas automatizados.

É um sistema de organização, voltado para produção de mercadorias também denominado como “sistema de produção Enxuta”, pois tem como fundamento principal evitar perdas comuns ocorridas durante o processo de produção, originário do Japão na década de 50 a 70 . O toyotismo foi criado na fábrica da Toyota após a Segunda Guerra Mundial, este modo de organização produtiva, elaborado por Taiichi Ohno e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo japonês), adquirindo uma projeção global.

Taiichi Ohno

Taiichi Ohno é considerado o maior responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção. Nascido em Dalian, China, de pais japoneses, formou-se em Engenharia Mecânica na Escola Técnica de Nagoya e entrou para a Toyota Spinning and Wearing em 1932.

Nascimento: 29 de fevereiro de 1912, Dalian, República Popular da China

Falecimento: 28 de maio de 1990, Toyota, Aichi, Japão

HISTÓRIA

O Japão foi o berço da automação flexível, pois apresentava um cenário diferente dos Estados Unidos e da Europa: um pequeno mercado consumidor, capital e matéria-prima escassos, e grande disponibilidade de mão-de-obra não-especializada, impossibilitavam a solução taylorista-fordista de produção em massa. A resposta foi o aumento na produtividade na fabricação de pequenas quantidades de numerosos modelos de produtos, voltados para o mercado externo, de modo a gerar divisas tanto para a obtenção de matérias-primas e alimentos, quanto para importar os equipamentos e bens de capital necessários para a sua reconstrução pós-guerra e para o desenvolvimento da própria industrialização.

Contexto histórico pós-guerra e crescimento do Toyotismo

No contexto de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Coréia (ocorrida entre 25 de junho de 1950 e 27 de julho de 1953) também foi de grande valia para o Japão, a Guerra provocou inúmeras baixas de ambos os lados e não deu solução à situação territorial até os dias de hoje. Ao decorrer da guerra, os dois lados fizeram grandes encomendas ao Japão, que ficou encarregado de fabricar roupas, suprimentos para as tropas na frente de batalha, além de caminhões Toyota, o que livrou a empresa da falência. Essa medida foi conveniente aos Estados Unidos, já que a localização geográfica do Japão favoreceu o fluxo da produção à Coréia e o aliado capitalista seria importante em meio ao bloco socialista daquela região. A demanda Norte-Americana incentivou a rotatividade da produção industrial e iniciou a reconstrução da economia japonesa.

JUST IN TIME

A filosofia Just in Time defende que os estoques de produção, sejam de matéria-prima ou de produtos acabados. A produção em massa estadunidense tinha como foco produzir para depois vender. O Japão procurou estabelecer uma filosofia contrária: primeiro vende-se e depois se produz.

A filosofia surgiu na década de 50 do século XX, e não podemos esquecer o momento econômico que vivia o Japão. A segunda grande guerra havia acabado há pouco e o momento era de incerteza e de reconstrução do país. Ainda cabe lembrar as proporções territoriais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com