TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab Desenvolvimento Pessoal AVA

Ensaios: Trab Desenvolvimento Pessoal AVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

atletas envolvidos nas olimpíadas.

Modelo de criação do conhecimento organizacional, para entender esse modelo, precisamos saber o que é conhecimento tácito e conhecimento explícito.

Nonaka e Takeuchi (1998), considera que o conhecimento divide-se em duas categorias que são: conhecimento explícito e tácito.

Conhecimento explícito: é o conhecimento explicado, fácil de ser comunicado, articulado e transmitido, encontra-se em livros, documentos, revistas, artigos. Ex. quando se consulta um manual de funcionamento de uma máquina para aprender a operá-la.

Conhecimento tácito: é o conhecimento que existe na cabeça de cada pessoa, é adquirido através da vivencia de cada um, ao longo da vida. Esse conhecimento é chamado de tácito, é pessoal, difícil de ser comunicado. É o conhecimento incorporado a experiência de cada pessoa, que envolve vários fatores, crenças pessoais, intuições, emoções e habilidades.

Pode-se usar o exemplo do manual, para melhor entendimento do conhecimento tácito. Embora o com as explicações do manual possam ser os mesmos, alguns funcionários mais experientes, não operar a máquina melhor do que outros que não tenham conhecimento tácito acumulado.

Essa interação entre conhecimento tácito e explicito compõem o modelo espiral do conhecimento. Devemos lembrar que o conhecimento se origina na cabeça de cada indivíduo. O conhecimento tácito é a base do conhecimento explícito, um não existe sem o outro, sendo que o conhecimento tácito é mais importante. É um desafio lidar com o conhecimento tácito, pois ele não está ligado a tecnologia, mas, ligado as emoções, crenças e atitudes das pessoas.

Em seguida, vamos aprender como um conhecimento se transforma no outro, por meio de quatro processos: Socialização, Externalização, Combinação e internalização. Segundo o modelo de Nonaka e Tackeuche (2008) ocorrem nas seguintes categorias.

Socialização: conversão do conhecimento tácito para tácito

São compartilhamento de experiências, gerando o conhecimento tácito, podendo ser na forma de modelos mentais e habilidades técnicas. Uma pessoa pode desenvolver conhecimento tácito, somente por meio de observação, imitação de outro indivíduo, executando o trabalho sem depender da fala. Socialização está associada a aprender pelo exemplo e pelo fazer.

Externalização: do conhecimento tácito para explícito

É a transformação do conhecimento tácito em explicito, definido também como criação de um novo conceito.

Combinação: conversão do conhecimento explícito para conhecimento explícito.

Esse modelo de conversão do conhecimento, são a combinação de diferentes conhecimentos explicito. São trocas e combinações de conceitos entre indivíduos, por meio de documentos, reuniões, conversas ou meios de comunicação.

Internalização: conversão do conhecimento explícito para tácito

É a incorporação do conhecimento explícito, que se converte em conhecimento tácito, é uma espécie de aprendizagem coletiva, que passa a fazer parte da cultura organizacional.

Capital intelectual: As empresas transforma informações do ambiente externo e internos em novos conhecimentos. Os dados e informações para as empresas ocorre em forma de acúmulos de ativos. Existem duas formas de ativos: ativos tangíveis, que são os bens físicos, ativos intangíveis, patentes, capacidade de inovação de aprendizado. Os ativos intangíveis formam o capital intelectual da empresa.

Segundo Stewart (2008) o capital intelectual está dividido em três áreas.

Capital humano - é o conhecimento que está na cabeça de cada colaborador.

Capital em clientes - é o valor dos relacionamentos com as empresas que negocia, índice de fidelização de clientes, lucros.

Capital estrutural - é o conhecimento dentro da empresa, que pertence a todos.

2-Baseado na missão que me foi atribuída. Criei uma comissão de profissionais do atletismo.

Estipulei 3 modalidades de esporte:

Salto com Vara: Os atletas correm em uma distância de 45 metros, usando uma barra flexível cujo tamanho varia de acordo com sua altura.

Salto em altura; Os atletas devem saltar sobre uma barra horizontal suspensa por dois suportes verticais separados por 4 metros de distância.

Salto em distância: Cada atleta tem três tentativas para correr em linha reta e saltar, antes da borda frontal da marca do pulo, alcançar a máxima distância possível.

Os profissionais envolvidos seriam:

3 atletas um para cada modalidade

3 técnicos um para cada atleta

1 massagista

1 médico

1 nutricionista

2-As comissões citadas acima poderiam trocar experiências vividas em algumas competições.

Exemplo: O treinador da modalidade de salto com vara poderia se entrosar com os outros treinadores da outras modalidades como salto em altura e salto em distância. Fazer uma análise dos critérios usados em seus treinamentos a fim de focar o atleta nos pontos que devem ser melhorados para de alcançar a vitória do atleta.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com