TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab. Normas Regulamentadoras

Dissertações: Trab. Normas Regulamentadoras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

Acabei optando pela norma SA 8000, pois, não tinha o conhecimento o quanto à mesma é abrangente.

A empresa pesquisada foi PHILIPS DO BRASIL – Divisão WALITA na cidade de Varginha.

Dentre todas as atividades que compõe a divisão Walita, podemos destacar:

1) Trabalho Infantil: Não utilizar ou apoiar o trabalho infantil em seus negócios.

2) Trabalho Forçado: Não utilizar ou apoiar qualquer tipo de trabalho forçado ou compulsório, ou qualquer condição que assim o caracterize.

3) Saúde e Segurança: Adotar medidas adequadas para prevenir acidentes e danos à saúde, de forma a proporcionar um ambiente seguro e saudável.

4) Liberdade de Associação & Direito à Negociação Coletiva: Respeitar o direito de todos os colaboradores com relação à formação e associação a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociar coletivamente.

5) Discriminação: Não se envolver ou apoiar a discriminação em suas atividades e nas relacionadas ao seu negócio.

6) Práticas Disciplinares: Não se envolver ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal.

7) Horário de Trabalho: Cumprir com os requisitos das leis nacionais aplicáveis e a SA 8000.

8) Remuneração: Satisfazer aos padrões mínimos e ser suficiente para atender às necessidades básicas e de lazer dos colaboradores.

Outras que podemos destacar são o monitoramento do turn-over e absenteísmo dentro desta divisão, onde os índices estão dentro dos parâmetros previstos, e aplicam-se ações bem definidas assim que constatado indicadores fora do esperado. Esta unidade se preocupa com desenvolvimento de talentos e retenção dos mesmos.

Esta empresa, também, preocupa-se com campanhas internas e externas, onde, a meu ver, esta ultima são mais eficazes.

O que me chamou atenção foi à preocupação com as pessoas portadoras de necessidades especiais. Isso fez com que esta unidade fizesse parceria com uma entidade local para promover atividades que desperte a autoestima destas pessoas e o respeito da sociedade onde as mesmas estão inseridas.

O que não foi divulgado são as ações feitas junto aos fornecedores, onde a SA 8000, cita com muita clareza. Isso me faz pensar que embora todas as ações descritas na empresa campo de estudo, ainda não são suficientes para representar a máxima da norma, mesmo sendo certificada pela mesma.

A SA 8000, a meu ver, é o que toda empresa deveria fazer, ter e manter dentro da normalidade, sem que para isso exista uma certificação que diga: - “Essa empresa é correta”. Bem na verdade a composição da norma nada mais é do que uma “obrigação” consciente onde mostra que devemos ter “ética social”, embora essa seja subjetiva, mas que pelo menos atenda o que a sociedade enxerga como correto.

Não vejo todas estas normas, em especial a SA 8000, sendo utilizada em sua totalidade, há muito que fazer em termos de consciência empresarial, mas já é alguma coisa, pois até alguns anos, nem estas existiam. Trata-se de um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com