TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Análise De Investimento

Por:   •  3/9/2014  •  1.961 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

1 - Introdução

O relatório a seguir refere-se ao conceito e formas de investimentos, as principais modalidades das aplicações financeiras no Brasil, a montagem do Fluxo de Caixa Relevante uma importante ferramenta para auxiliar os gestores na tomada de decisões. A análise dos métodos Payback Simples e Payback Descontado e como utilizá-los e a viabilidade de um projeto de energia solar explanado em planilha.

2 - Investimento

É a aplicação de algum recurso (dinheiro ou títulos), com a finalidade de receber algum retorno a curto ou longo prazo. Segundo Motta e Calôba (2011), investimento é uma situação na qual ocorre inversão de capital de alguma forma, podendo ser um projeto novo, na compra de uma empresa existente, etc. Investimento aplica-se à compra de equipamentos, máquinas e imóveis para a instalação de unidades produtivas com a expectativa do lucro, sendo necessário estudar sua viabilidade, o mesmo deve ser bem elaborado para que possa gerar vantagem competitiva para organização. Em uma empresa é indispensável criar um projeto de investimento com objetivo de expandir, modernizar, realizar, fundir, incorporar, mudar de atividade, e redimensionar o capital de giro financeiramente, pois tem uma importância fundamental tanto para economia quanto para as organizações.

Algumas etapas para o processo de decisão de investimento, visando à seleção das melhores alternativas para que o investimento seja lucrativo:

 Identificação de uma necessidade ou oportunidade de investimento

 Desenvolvimento de alternativas. Ex: mercado financeiro e alternativas diversas

 Analise das alternativas. Ex: metodologia de analise e avaliação dos riscos.

Existem vários tipos de investimentos, dentre eles os que mais se destacam quanto à origem são:

 Investimento Público: Recursos disponibilizados pelo governo a fim de gerar bem estar para sociedade viabilizando assim a construção de escolas, hospitais, praças entre outros, visando retorno social como votos, onde as pessoas elegem aqueles que julgam serem os que vão realizar estas obras para as cidades.

 Investimento Privado: recursos disponibilizados por pessoa jurídica ou física a fim gerar lucro aos investidores gerando assim empregos e tributos de um país capitalista.

 Investimento Misto: Recursos disponibilizados tanto pelo poder público como pelas empresas com a finalidade de gerar bem estar da sociedade como também o retorno financeiro desse investimento.

3 - Modalidades de Aplicação Financeira

Algumas empresas ou até mesmo pessoa física procuram aplicar recursos no mercado financeiro, com o objetivo de receber juros por esta aplicação.

As principais modalidades de aplicações financeiras disponível no Brasil são:

 CBD,

 Caderneta de poupança,

 Debêntures,

 Fundos de investimentos,

 Títulos Públicos,

Esses investimentos podem ser distribuídos como renda Fixa ou Variável, ou mesmo mistos de renda fixa e variável

Renda Fixa: são investimentos nos quais não há perda do montante investido, seus juros nem sempre são fixos, pode ser aplicações pré-fixados.

 Aplicações Pré-fixadas: a taxa de juros é predeterminada, é determinada no momento da contratação da aplicação financeira.

 Aplicação Pós-fixada: taxa apurada após algum período e está vinculado a algum indicador como: Selic (taxa básica determinada pelo Banco Central) e CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro, utilizado para empréstimo à curto prazo).

Renda Variável: são investimentos nos quais pode haver perda do montante investido além da perda de juros ou rendimentos, são mais arriscadas que as de renda fixa.

4 - Principais Modalidades:

Certificado de Depósito Bancário (CDB): emitido por uma instituição privado ou público em troca de um depósito que só pode ser resgatado após determinado período. O CDB é um investimento de renda fixa, podendo ser emitido por taxa pré-fixada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com