TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho AnhanguerA

Ensaios: Trabalho AnhanguerA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 9

As máquinas térmicas são máquinas capazes de converter calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes, uma fonte quente que é de onde recebem calor e uma fonte fria que é para onde o calor que foi rejeitado é direcionado.

A respeito das máquinas térmicas é importante saber que elas não transformam todo o calor em trabalho, ou seja, o rendimento de uma máquina térmica é sempre inferior a 100%.

Rendimento de uma máquina térmica

Usando o princípio de conservação de energia, temos:

Q1 = t + Q2 → t = Q1 – Q2

O rendimento de uma máquina térmica é a razão entre a potência útil, trabalho produzido pela máquina térmica, e a potência total calor fornecido a máquina térmica pela fonte quente:

Máquinas térmicas são máquinas capazes de realizar trabalho a partir da variação de temperatura entre uma fonte fria e uma fonte quente. A grande maioria dessas máquinas retira calor de uma fonte quente. Parte desse calor realiza trabalho e a outra parte é jogada para a fonte fria, definindo, dessa forma, a eficiência da máquina. Uma máquina térmica tem maior eficiência quando ela transforma mais calor em trabalho, portanto, rejeita menos calor para a fonte fria.

No século passado, os cientistas estabeleceram de forma definitiva que o calor é uma forma de energia. No entanto, na Antiguidade já se sabia que o calor pode ser utilizado para produzir vapor e que este, por sua vez, poderia ser utilizado para realizar trabalho mecânico. Foi essa ideia que o inventor grego Heron teve no século I d.C. Heron construiu um dispositivo que era constituído por uma esfera de metal com dois furos, dos quais escapava ar quente (vapor) que era proveniente do aquecimento da água.

Hoje, em linguagem moderna, o dispositivo criado por Heron é uma máquina térmica, ou seja, um dispositivo que transforma calor em trabalho mecânico. Contudo, o dispositivo criado por Heron não foi utilizado para produzir grandes quantidades de energia mecânica. Somente no século XVIII foram construídas as primeiras máquinas capazes de realizar trabalhos em grandes escalas, ou seja, trabalhos industriais.

As primeiras máquinas do século XVIII tinham rendimentos muito baixos, ou seja, consumiam grandes quantidades de combustível e realizavam pequenos trabalhos. Foi por volta de 1770 que o inventor escocês James Watt apresentou um modelo de máquina que substituiu as máquinas que até então existiam, pois era mais eficiente e apresentava enormes vantagens. De maneira bem simplificada, podemos dizer que a máquina proposta por Joule retirava calor de uma fonte quente; com parte desse calor ele realizava um trabalho movendo um pistão e o restante ele rejeitava para uma fonte fria.

A máquina proposta por Watt foi empregada nos moinhos e no acionamento de bombas d’água inicialmente, mas posteriormente passou a ser empregada nas locomotivas e nos barcos a vapor. Ela ainda passou a ser muito utilizada nas fábricas como meio para acionar dispositivos industriais. Esse foi um dos fatores que motivaram a Revolução Industrial.

reino plantae

s organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. São autossuficientes, ou seja, produzem o próprio alimento através da fotossíntese, sendo assim chamados de autótrofos. Todas as células vegetais possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.

Os vegetais foram os primeiros colonizadores do planeta Terra. Graças à sua autossuficiência alimentar, eles conseguiram conquistar o ambiente. É através das plantas que a vida no planeta se mantém.

Os vegetais são classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível são chamadas de criptógamas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, denominamos fanerógamas.

As plantas, quanto à presença ou ausência de vasos condutores, são classificadas em plantasavasculares e vasculares.

As plantas avasculares são destituídas de vasos condutores da seiva. Os filos que apresentam vegetais avasculares são:

• Filo Bryophyta (musgos);

• Filo Hepatophyta (hepáticas);

• Filo Anthocerophyta (antóceros).

As plantas vasculares, também chamadas de traqueófitas, possuem vasos condutores de seiva. Dentre os vegetais vasculares há os que possuem sementes e os que não possuem sementes.

Os filos que possuem vegetais vasculares, que não possuem sementes, são:

• Filo Pterophyta (samambaias e avencas);

• Filo Lycophyta (licopódios e selaginelas);

• Filo Sphenophyta (cavalinha);

• Filo Psilotophyta (psilotáceas).

Os filos vegetais que apresentam plantas vasculares com sementes são as Gimnospermas e asAngiospermas.

1. Gimnospermas: vegetais que não apresentam flores, criptógamas e nem frutos.

• Filo Coniferophyta (pinheiros e ciprestes);

• Filo Cycadophyta (cicas);

• Filo Gnetophyta (gnetáceas);

• Filo Ginkgophyta (gincobilobas).

2. Angiospermas: vegetais que apresentam flores e frutos.

• Filo Magnoliophyta ou Anthophyta (árvores, capins, etc.).

Paula Louredo

Graduada em Biologia

Artigos de "Reino Plantae"

• Ácido abscíssico e etileno

Sobre estes dois hormônios vegetais e a ação deles nas plantas.

• Adaptações foliares

Aspectos que favorecem diversificados hábitos e comportamentos no ecossistema.

• Algas Dinophytas

Organismos que possuem aspecto avermelhado, esverdeado ou pardo.

• Algas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com