TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ciencias Contabeis

Trabalho Escolar: Trabalho Ciencias Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Conceito de Orçamento 4

2.2 Orçamento Geral 5

2.3 Orçamento Flexível 6

3 Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão 11

3.1 As questões tributárias para o Orçamento 11

3.2 Isenção e imunidade tributária.........................................................................11

4 Balanço Patrimonial.........................................................................................11

5 Demonstração do Resultado do Exercício......................................................11

6 Demonstração dos Fluxos de Caixa................................................................11

7 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos...............................................................................................................11

8 Conclusão 13

9 Referências 14

1 INTRODUÇÃO

O orçamento é uma ferramenta de controle fundamental em todo o processo operacional de uma empresa, pois envolve todos os setores da companhia. Faz-se necessário para que a empresa consiga visualizar com antecedência, o caminho que deverá percorrer nas atividades que serão desenvolvidas em um período futuro. Tornando assim importante que a gerência e as pessoas que participam do processo orçamentário estejam entre si comprometidas com o sucesso do mesmo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O conceito de orçamento se refere a uma área de finanças e da economia, onde se baseia a quantia em dinheiro que será necessária para tal ação, despesa futura. O Orçamento, não é usado só nos dias de hoje, mas na era pré-histórica também, os homens das cavernas no inverno através de um tipo de orçamento que eles faziam ele sabiam qual a quantidade de comida era necessária para passar o período. Então o Orçamento é, e sempre foi fundamental na vida de todos.

2.2 ORÇAMENTO GERAL

O Orçamento geral é aquele que verifica os gastos anualmente, onde se obtém os resultados de valores materiais, por exemplo, de uma empresa, no sentido de cada setor minimizar os riscos orçamentais no futuro. Assim, expressa o impacto das decisões operacionais e financeiras.

- Operacionais: é para várias funções de negócios de valores, pois engloba todos os orçamentos específicos que atingem as estruturas de produção, administrativa e a de vendas de uma determinada empresa.

- Financeiras: é uma ferramenta para gestão e controle dos custos, em que aborda como as operações e os dispêndios planejados de capital afetam o caixa.

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

O Orçamento flexível é aquele que se ajusta para as mudanças no volume e de outras atividades direcionadoras de custos. Fornece também estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer atividade e permite ainda uma análise mais ampla das variações.

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO

Alguns pontos positivos do orçamento para a gestão são lucratividade (o retorno positivo de um investimento feito nos negócios), rentabilidade (indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa), liquidez (refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido em caixa) e risco (prejuízo ou chance de perda financeira).

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

É indispensável que o orçamento empresarial encare as questões tributárias como assunto de alta relevância, uma vez que uma empresa já se encontra liquidando os impostos relativos a seu faturamento mesmo antes de recebê-lo. A não observação de possíveis irregularidades quanto à situação fiscal da empresa pode levá-la a sofrer sérias consequências, como contratempos oriundos de autuações fiscais, ônus financeiros na obtenção de empréstimos e descrédito junto aos credores.

3.2 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

4 BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia de forma, qualitativa e quantitativamente, em uma determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. É constituído pelo ATIVO, PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO.

No balancete devem estar relacionadas todas as contas da empresa, tanto patrimoniais quanto de resultado, demonstrando seus débitos, créditos e saldos.

E de acordo com o que estamos estudando nesta disciplina, referente ao Planejamento Financeiro, o Balanço Patrimonial Projetado, é um tipo de balanço muito utilizado para medir a necessidade de financiamento que a organização necessita. Quando o valor do financiamento resultar em um valor negativo significa que os recursos captados estão em excesso, e o valor do montante poderia ser utilizado para outro fim.

- EXEMPLO: BALANÇO PATRIMONIAL 2013

5 DEMONSTRAÇÕES DO RESULTADO DE EXERCÍCIO

As Demonstrações do Resultado de Exercício (DRE) é um relatório contábil exigido por Lei, em que se deve apresentar as receitas, despesas e custos da entidade sendo pessoa física ou jurídica, onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com