TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Completo De Administração

Artigos Científicos: Trabalho Completo De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

Hotelaria

O profissional de Hotelaria é responsável pela direção e pelo funcionamento de hotéis, resorts, pousadas, flats, spas e estâncias. Ele coordena todos os serviços oferecidos ao hóspede, como acomodação, alimentação, recreação e lazer. Contrata, orienta e supervisiona os funcionários do estabelecimento, organiza e providencia a infraestrutura do local, verifica as instalações e negocia a compra de produtos e serviços dos fornecedores. Pode participar da montagem de novos empreendimentos hoteleiros, definindo planos de comunicação e marketing e estabelecendo relações com as autoridades da região.

Mercado de Trabalho

Com a proximidade da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, a previsão é que 10 mil quartos de hotel sejam construídos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro, para dar conta da demanda dos turistas, deverão ser criados 40 mil postos de trabalho, 60% destinados a pessoal com formação universitária. Esses são alguns dos números que mostram o bom cenário para o bacharel e o tecnólogo em Hotelaria. No Rio, a demanda deve ser maior, uma vez que a cidade já tem tradição turística e abriga outros importantes eventos esportivos e culturais. Mas a procura pelo profissional tende a crescer em todas as regiões. "De um lado, com o desenvolvimento da economia e a ascensão da classe C, os brasileiros viajam cada vez mais. De outro, a imagem positiva que o país tem conquistado internacionalmente contribui para fomentar novos negócios e trazer visitantes a trabalho, em especial para São Paulo", afirma Ana Marta de Brito Borges, coordenadora do curso tecnológico do Senac SP. Na Região Sul, a proximidade com países como Chile, Argentina e Uruguai torna esses locais boas opções de trabalho. No Nordeste, o turismo também movimenta postos de trabalho e há potencial para mais crescimento.

O empreendedorismo na hotelaria: parte de excelência da empregabilidade e da adaptabilidade do turismólogo no mercado de trabalho.

Este trabalho versa sobre o empreendedorismo no turismo, como capacidade de inovar, assumir riscos em trabalhos de equipe, como estados de arte em qualquer organização. O empreendedorismo é a capacidade de inovar-se, de correr riscos e gerar riquezas através da adaptabilidade ao mercado e a empregabilidade. No segmento da hotelaria, o empreendedorismo demonstra a importância do trabalho como fonte de auto-realização, o esforço e a criatividade inerente aos atores sociais dos empreendimentos hoteleiros.

Descritores: empreendedorismo, criatividade, turismo, adaptabilidade, empregabilidade, motivação.

O MERCADO DOS EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS

O setor turístico como atividade socioeconômica, cultural e de lazer, envolve uma série diversa de áreas operacionais, cada uma das quais gera variadas atividades subseqüentes de índole social, cultural, econômica e recreativa. A palavra-chave do profissional do futuro é adaptabilidade empreendedora. O profissional de turismo deverá, pois, ter condições de se adaptar a estilos e métodos de trabalho dentro dos mais diversos contextos econômicos e geoespaciais, compreendendo hábitos de consumo, costumes e gostos das diferentes nacionalidades e tipos de turistas. Deve ter, portanto, uma visão georeferenciada da atividade turística. Outro aspecto importante corresponde às expectativas dos clientes, muitas vezes com parâmetros internacionais de qualidade de atendimento, devendo o profissional desenvolver ações rápidas de planejamento e oferta de bons serviços. Novas tecnologias, novos canais de comercialização, novos hábitos de compras, surgem numa grande velocidade, devendo o profissional ter domínio sobre esse instrumental.

As empresas prestadoras de serviços turísticos caracterizam-se por intensa e freqüente utilização de serviços de terceiros, processo que demanda apurada avaliação, para manutenção de padrões mínimos de qualidade exigidos pelo mercado, vital ao sucesso e longevidade do empreendimento projetado. Num empreendimento de hospedagem, por exemplo, a disponibilidade próxima de negócio de apoio – lavanderia – garante a oferta de serviço adicional ao hóspede, desde que sejam observados prazos de entrega, padrões básicos de lavação e apresentação do produto, de modo a garantir a satisfação do usuário. Num empreendimento de organização de viagens, a disponibilidade paralela de empresas e/ou prestadores de serviços de traslados e passeios terrestres possibilitará a operação de serviços receptivos. Num empreendimento voltado à organização de eventos, a disponibilidade de negócios para montagem de feiras, decoração de ambientes, aluguel de veículos, programação visual, entre outros, alarga as possibilidades de renda empresarial.

O MERCADO DOS EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS

Através do conhecimento (educação), do desenvolvimento de habilidades (treinamento), da formação de bons hábitos e da clara definição das perspectivas, é possível forjarmos profissionais empreendedores na hotelaria, capazes de dar uma resposta positiva quanto à satisfação das necessidades, tanto daquelas que dizem respeito à sua realização pessoal quanto daquelas referentes às empresas e à comunidade. A função hoteleira como atividade sócio técnico-econômica está canalizada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com