TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Completo Nova Filial Da Escola De Idiomas BBT

Trabalho Escolar: Trabalho Completo Nova Filial Da Escola De Idiomas BBT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 13

Estudo De Caso – Empresa Abc

Enviado por CamilaNH, fev. 2012 | 12 Páginas (2856 Palavras) | 17 Consultas

|

Trabalho baseado no estudo de Caso – Empresa ABC

Sumário

1 – Introdução

2 – Desenvolvimento

• O que deu errado na gestão de pessoas?

• Como a fonte de conhecimento foi destruida?

3 – Conclusão

4 - Referências

1 - Introdução

Surgida no início do Séc. XX e fundada por imigrantes recém-chegados ao Brasil, a empresa ABC Ltda. Já está na terceira geração. É uma das maiores empresas em seu setor, com milhares de funcionários e ainda bastante rentável, apesar de sinais visíveis de declínio, principalmente após a abertura da economia nacional no início da década de 90. Há muita insegurança quanto ao futuro da empresa.

    O trabalho já há algum tempo deixou de ser apenas a relação: dar à instituição em que se atua o conhecimento, a capacidade, a habilidade, a inteligência e a competência para em pagamento receber um salário. Esta relação dar algo e receber outra em troca não se exerce de maneira simples quando o foco é trabalho versus o ser humano.

    As pessoas estão buscando no trabalho o principal meio de satisfação e significado para suas vidas, elas desejam pertencer a uma organização e sentir -se socialmente incluídas e reconhecidas pelo grupo. Neste sentido o trabalho pode ser visto como um critério fundamental e com grande influência dentro do estilo e da qualidade de vida das pessoas, tendo em vista que boa parte das horas do dia as pessoas dedicam-se as atividades laborais.

Neste cenário das relações entre o homem e seu trabalho salientam-se as questões relacionadas ao perfil do estilo e vida e a qualidade de vida no trabalho (QV), ambas influenciando e sendo influenciadas constantemente. O estilo de vida eu costumo defini-lo como conjunto de ações habituais que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades na vida das pessoas, e ainda acrescenta que o tal estilo de vida, mais do

O texto em estudo narra a situação enfrentada pela empresa ABC que passa por um momento de insegurança com relação ao futuro de seu negócio.

A solução encontrada pela empresa foi a criação de uma área voltada exclusivamente em inovação. Para isso contratou um grupo de profissionais bem-sucedidos, altamente qualificados, trabalhadores e com alto espírito empreendedor. Em princípio houve sucesso no trabalho desenvolvido pela equipe, com reflexos positivos na companhia, mas em um período de um ano a equipe se desfez e o trabalho desenvolvido se perdeu.

O presente trabalho busca responder às perguntas “O QUE DEU ERRADO COM A GESTÃO DE PESSOAS?“ e “COMO A FONTE DE CONHECIMENTO FOI DESTRUÍDA?”, por meio da analise da situação apresentada no texto e da elaboração de hipóteses que possam auxiliar as respostas para estas perguntas.

2 - Desenvolvimento

• O QUE DEU ERRADO COM A GESTÃO DE PESSOAS?

A organização optou por desenvolver uma área com foco em inovação e desta forma traçar o caminho futuro da empresa.

Pela leitura do texto podemos perceber que a organização não implementou o modelo de gestão por competências que permitiria, entre outros, a interação entre as áreas já existentes na empresa e a nova área criada. A implementação do modelo permitiria o desenvolvimento da Inteligência Empresarial para que as mudanças ocorrecem de forma sistematizada e alinhada aos objetivos organizacionais, além da formação de lideranças exemplares e da incorporação, por parte dos colaboradores, da postura de autodesenvolvimento.

A identificação das competências organizacionais que permitiram que a empresa se mantivesse no merdado durante tres gerações deveria ser o ponto de partida para mobilizar as competências individuais e direciona-las para os desafios a serem enfrentados pela empresa por meio do desenvolvimento de ferramentas e modelos de gestão que permitam a competição e a manutenção da empresa em seu mercado de atuação.

Podemos obeservar que no caso apresentado, que além de não ter havido por parte da empresa a definição de sua competências organizacionais através dos indicadores de missão, visão e valores, não houve a divulgação da estratégia adotada pela empresa a seus colaboradores. Esta atitude contribuiria para a conscientisação e estimularia a participação de todos no processo, reduzindo a rejeição que observou ao novo grupo por parte dos demais intervenientes da organização. Este movimentos são fundamentais para dar sustentação e estabilidade ao projeto da empresa.

A empresa escolheu competir por meio do desenvolvemnto da característica inovação. A partir desta escolha, existem competências organizacionais a serem desenvolvidas que potencializam o foco estabelecido pela empresa. Para que esse processo ocorra com sucesso, seria fundamental a interação dos objetivos de cada área da companhia com o planejamento estratégico da empresa, além da identificação e alinahmento dos processos de trabalho, visando garantir a unidade e a coerência em relação às metas da organização e a definição de perfis de competências que iriam contribuir para este fim.

A partir deste momento passos importantes para a implementação do modelo de gestão deveriam ter ocorrido para que o processo tivesse reais chances de sucesso. Deveria ter ocorrido a sensibilização dos intervenientes do modelo por meio de reuniões e apresentações para apresentação do projeto de forma a obter a adesão de pessoas-chave da organização além da necessidade de se fazer um trabalho específico com os gestores de outras áreas apontando os objetivos e benéficios do modelo.

Podemos também observar que na estratégia adotada pela empresa não houve a avaliação do potencial dos talentos já existente na própria organização, assim como sua capacitação.

A opção da organização foi contratar um grupo de profissionais bem-sucedidos, altamente qualificados, trabalhadores e com alto espírito empreendedor.

Em que pese a qualificação individual do grupo contratado, não houve um processo de identificação do perfil de competências que o profissional deveria possuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com