TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Conclusão de Curso

Por:   •  21/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso de Pós-Graduação em Proficiência em LIBRAS         

                                   

SURDO E O MERCADO DE TRABALHO

Fabiana Messias Lucchesi

        E - mail:fabylocc2016@gmail.com

Faculdade de Conchas

São José dos Campos, SP

RESUMO

 O presente estudo teve como objetivo avaliar o processo de inclusão do individuo surdo no mercado de trabalho, em uma instituição de ensino. Tem por finalidade mostrar como se dá á inclusão da mão de obra do individuo surdo, de sua integração e sua importância para a instituição. Para tanto foi realizado um estudo através de pesquisas em livros, revistas, artigos, sites. Os principais resultados obtidos foram que atualmente a muito ainda por fazer em questão de conscientização.

Palavras–chave: Surdo, Mercado de trabalho, Inclusão, Conscientização

INTRODUÇÃO

A deficiência sempre caracterizou uma forma de exclusão social. O individuo surdo, além de barreiras impostas por ele mesmo, encontra ainda na família e no meio social em que vive um fator de agravamento das dificuldades com as quais já se vê obrigado a conviver diariamente, tornando – se um cidadão ás margens da cadeia educacional, social, produtiva e financeira. Esta marginalização decorre de  uma percepção geral,porem equivocada,de que o individuo surdo é uma pessoa sem condições adequadas para o desenvolvimento humano.Nesse sentido,existem hoje ações direcionadas,inclusive,com a elaboração de leis que visam garantir a implementação deste objetivo.

MÉTODOS

O trabalho, na sua implementação, teve como forma metodológica o estudo de caso descritivo qualitativo, pois foi constituído de uma entrevista com o gerente do departamento de pessoal e uma entrevista com uma empregada com surdez da instituição de ensino. A entrevista é um instrumento de trabalho, que serve para obter informações sobre a pessoa a ser entrevista, a respeito de um determinado assunto, de natureza profissional, para coletar dados.

Ao optar pela entrevista estruturada ou padronizada, foi necessário que se elaborasse um formulário que foi aplicado com pessoas já selecionadas. Neste tipo de entrevista não é possível adaptar e/ou acrescentar perguntas, o que possibilita rigor cientifico, precisão do instrumento de medida e uniformidade do processo (sem alterar o roteiro). a ordem das perguntas e a sua redação não se alteram para todos os entrevistados,afinal segue se uma lista prefixada de perguntas.(GIL, 1987).

RESULTADOS e DISCUSSÃO

A inclusão da mão de obra das pessoas com surdez no mercado de trabalho é um processo difícil, pois são vários os motivos que contribuem para isso, tais como: educação (nível Baixo de escolaridade), conjuntura econômica, falta de conhecimento, por parte dos empresários, dos administradores de recursos humanos, da capacidade de trabalho, da forma de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, da legislação em vigor. Os empresários só pensam em atender as cotas para empregar os deficientes incluindo o surdo nas empresas, conforme a legislação, pois acreditam que os mesmos não dão bom rendimento para as empresas. (CARREIRA, 2006).

A empresa inclusiva é aquela que acredita no valor da diversidade humana, contempla as diferenças individuais, efetua mudanças fundamentais nas praticas administrativas, adapta procedimentos, treina todos os recursos humanos na questão da inclusão. A inclusão social constitui em parcerias equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar dando assim oportunidade para todos.

Conforme pesquisa realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2000), a tabela demonstra o número de pessoas portadoras de deficiência existentes no Brasil.

Área de deficiência                 I População I                  Porcentagem

              Deficiência Mental (D.M.)            8.000.000                                5%

Deficiência Física (D.F.)                   3.200.000                                2%

Deficiência Auditiva (D.A.)           2.400.000                                1.50%

Deficiência Múltipla                   1.600.000                                1%

Deficiência Visual (D.V.)              800.000                                0,50%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com