TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Conhecimento

Trabalho Universitário: Trabalho Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

GUERRA

Conhecimento Empírico

A disputa do poder, a ambição, a ganância fazem com que os homens percam a razão e tentem conquistar o poder a qualquer custo.

Vemos hoje em dia esta guerra tão absurda sobre a disputa do petróleo; um bem natural que em algumas áreas é produzido em abundância e em outras nem tanto.

Acabam-se esquecendo das inúmeras vidas inocentes, crianças, jovens, mulheres, homens e idosos que serão sacrificados, enquanto isso, adultos com grande conhecimento, fazem questão de estimular a batalha, para ver quem ganha a disputa pela maior parte poder. Poder este que nem sempre é algo de valor, mas sim apenas um “status” perante uma irrisória “platéia”. Precisa-se provar tanto que temos capacidade, e acabamos esquecendo das vidas que deixarão de existir para que eu possa provar o quão poderoso sou.

Conhecimento Científico

Um, se não o maior motivo de guerrear é a disputa do poder.

Poder, do Latim, potere; ter a faculdade de; ter possibilidades de, ou autorização para; arriscar-se, expor a; vigor, robustez, saúde ou capacidade para agüentar, para suportar; dispõe de força ou autoridade; ter grande influência sobre ou poder sobre; direito de deliberar, agir e mandar. (NOVO AURÉLIO, O dicionário da língua portuguesa 1999, p. 1591).

O choque de interesses imperialistas das nações européias, aliados a anseios nacionalistas, prova a 1º guerra mundial – 1914 à 1918 - ; o conflito opõe a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália) e a Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia), vencedora da guerra. O estopim do confronto é a disputa entre o Império Austro-Húngaro e a Sérvia (aliada dos Russos) na península Balcânica mais de 8 milhões de soldados, 6,5 milhões de civis morrem no conflito. (ALMANAQUE ABRIL 2002 p. 501).

Porque essa disputa por algo tão abstrato, é geralmente conquistado através de sua capacidade de produzir e administrar algo, é levado tão ao pé da letra, se esquecendo da quantidade de famílias que foram separadas (nas duas guerras anteriores), vidas que foram sacrificadas, tudo por “amor a pátria”, para no final desse absurdo fato, a família daquele que se foi, receber uma placa de homenagem, pelo bravo desempenho que desempenhou durante a guerra.

Conhecimento Filosófico

Com tantos exemplos que temos, atualmente nos questionamos: Por que guerrear? A resposta é tão lógica e evidente: para se obter poder.

Desde o princípio dos tempos a guerra já existia, na Bíblia Sagrada encontram-se várias histórias sobre fatos ocorridos naquela época que relatam episódios de guerra. Podemos citar como exemplo a guerra contra os filisteus (Samuel 5,17-25), passados os episódios bíblicos, temos a guerra fria, 1º guerra e 2º guerra mundial, que acabaram por fazer muitas vítimas, tudo em função da disputa do poder, quebrar dogmas impostos. Tudo gira em torno da disputa de algo.

Que poder é esse que leva reinos a sacrificarem seus civis para provarem o quanto amam e honram sua terra. Que governantes são esses que respeitam acima de tudo os seus únicos interesses, deixando de analisar que quem está indo para a linha de batalha não são eles e sim pessoas que defenderão seus interesses, mesmo que aquele que esteja defendendo o ideal do governante tenha sua vida perdida, não importa, pois o que realmente importa é que o “idealizador” governante conseguiu alcançar os tão almejados objetivos.

Com exemplos assim, concluímos que somos seres humanos egoístas, pensamos somente em nós, no que acreditamos e acabamos esquecendo dos demais, das famílias que terão de ser destruídas para que “eu” consiga o que realmente quero.

Seria tão mais simples se conseguíssemos resolver tudo com um simples e perfeito acordo, sem guerras, mas não temos tanta capacidade de fazer isso, pois guerreando posso mostrar o quão poderoso sou com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com