TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade Societaria

Artigos Científicos: Trabalho Contabilidade Societaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA 1

Nos dias atuais, ouvir falar de fusões, aquisições, incorporações de empresas é simplesmente umas das coisas mais normais, principalmente no Brasil que é uma colônia desses grandes conglomerados, principalmente em se falando do ramo de telecomunicações, e em especial na telefonia móvel. Na telefonia móvel existe um pouco mais de competição, por haver quatro ou cinco empresas, como por exemplo, a fusão da TELEFONICA com a VIVO, a OI com a PORTUGAL TELECOM, etc. Um fator que passa a ser interessante para o consumidor, é que, com a fusão das empresas elas passam a oferecer todos os seus serviços e produtos com uma melhor qualidade e na maioria das vezes com preços mais acessíveis. Eu não diria ser injusto esse esmagamento. Nesse caso, os micros empresários que saem no prejuízo, pois não conseguem preços para trabalharem e fazerem concorrência com esses conglomerados, mais por outro lado, grandes conglomerados beneficiam o consumidor final.

Bibliografia:

http://www.correiocidadania.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=8279%3Amanchete170413&catid=34%3Amanchete& Acesso em 07/11/2014 às 11:32

TEMA 2

O valor do ágio ou deságio na aquisição do investimento é determinado pela diferença entre o custo de aquisição do investimento e o valor da participação no Patrimônio Líquido da controlada ou coligada. O ágio na aquisição do investimento fica caracterizado quando o custo de aquisição é SUPERIOR ao valor da participação no Patrimônio Líquido da investida na época da aquisição. Se o valor do Patrimônio Líquido da coligada ou controlada já era negativo quando da aquisição do investimento, o valor integral aplicado deve ser contabilizado como ágio.

O ágio (mais) ou deságio (menos) computado na ocasião em que ocorre a aquisição do investimento possui como fundamento os seguintes:

- Diferença para mais ou para menos entre o valor de mercado de bens do ativo e o valor contábil desses mesmos bens na sociedade investida; (Neste caso, a demonstração deverá identificar a parcela de sobrevalor imputado a cada bem). Deve ser amortizado na proporção em que o ativo for sendo realizado na coligada ou controlada, através de baixa por alienação ou perecimento ou depreciação, amortização ou exaustão.

- Diferença para mais ou para menos pela expectativa de rentabilidade baseada em projeção do resultado de exercícios futuros;

- Expectativa de resultado futuro (Goodwill); (No prazo, extensão e proporção dos resultados projetados, ou pela baixa por alienação ou perecimento do investimento, devendo os resultados projetados serem objeto de verificação anual, a fim de que sejam revisados os critérios utilizados para amortização ou registrada a baixa integral do ágio. Nesse caso, o prazo para a amortização do ágio não poderá exceder a dez anos)

- Direito de concessão, exploração ou permissão delegados pelo poder público. (No prazo estimado ou contratado de utilização, de vigência ou de perda de substância econômica, ou pela baixa por alienação ou perecimento do investimento.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com