TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidaded

Dissertações: Trabalho Contabilidaded. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO:

Capítulo 2 – Princípios Fundamentais de Contabilidade

Livro: José Luiz dos Santos e outros. Introdução à Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2003.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

OBJETIVOS DE APRENDIZADO

Observa-se que durante o exercício de uma profissão exercida como contador, constitui-se em condições de legitimidade das normas brasileiras de contabilidade, onde conseguimos identificar que a estrutura básica das organizações está ligada entre princípios e conceitos.

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS DEDUTIVISTAS

O pesquisador e professor norte-americano O. R. Scott, estudou a teoria sobre método científico, onde destacou métodos que fornecem base a investigação dos nossos estudos, sendo assim um pesquisador que fazia a diferença dentre outros pesquisadores de sua época, pois diferencia os sistemas incompatíveis a contabilidade com o meio político, econômico, social, princípios universais e gerais, para o desenvolvimento de uma estrutura teórica adotando um indicador diferencial para os procedimentos contábeis norte-americano, impondo regras, métodos e procedimentos contábeis.

A preocupação com a organização da contabilidade era fornecer informações úteis, tanto para os investigadores, quanto os credores, que já na década de 1930 defendia o processo de racionismo dedutivo e observava a necessidade de coerência e unidade para estabelecer os princípios contábeis.

Determinando procedimentos, regras e técnicas contábeis apresentando um potencial conjunto com princípios para todos os interessados e envolvidos em finanças, havendo assim, verdade com justiça para adaptação de todos os usuários tanto de dentro quanto de fora de uma estrutura de desenvolvimento, incluindo os valores econômicos das organizações de hoje.

As demonstrações contábeis devem ser feitas com fidelidade, clareza, não registrando nenhum passivo nem quando distorcido da realidade de uma empresa, para que não haja envolvimentos com princípios da justiça.

No princípio da neutralidade devemos fornecer informações confiáveis, neutra, clara e objetiva em relação aos negócios da empresa.

A contabilidade está interligada as crenças, tecnologias, e mudanças necessárias de acordo com os fenômenos físicos, tecnológicos, sociais e econômicos, obedecendo ao princípio da justiça, verdade e neutralidade.

Devemos aceitar e adaptar as transformações da evolução do conhecimento humano, obedecendo à regra de princípios contábeis, podendo ser oniscientes e impassíveis as mudanças do mundo.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

Princípio de contabilidade está ligado às normas aplicadas, onde resulta em desenvolvimento, prática dos princípios técnicos, que predomina o entendimento único do que demonstra uma contabilidade.

BASE LEGAL

A contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam, sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar seus ganhos. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros.

O objetivo da contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

Sendo assim houve a obrigatoriedade no exercício da profissão contábil de estabelecer os princípios fundamentais de contabilidade brasileira que estão regulados a poderes jurídicos do (CFC) Conselho Federal de Contabilidade de acordo com a resolução 750.

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

Contabilidade é a Ciência que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no Patrimônio das Entidades por meio de registros. Com o relatório de registros destes fatos, pode-se fazer análise da mutação do Patrimônio, com o objetivo de fornecer informações ao público interessado para a tomada de decisões.

A identificação dos elementos que compõem o Patrimônio (Bens, Direitos, Obrigações) diz respeito ao seu aspecto (qualitativo). Já a mensuração destes elementos, a sua identificação em valores monetários, diz respeito ao aspecto (quantitativo). A Contabilidade se ocupa dos dois aspectos: da identificação dos elementos patrimoniais (aspecto qualitativo) e da mensuração da identificação do valor em moeda, destes elementos (aspecto quantitativo).

Os princípios dão a base de uma Ciência, na Contabilidade valem para todos os patrimônios, são aplicados em qualquer qualificação em que a Entidade se encaixe.

Os princípios não têm necessidade de comprovação de sua veracidade, pois tem a posição de simples conceitos, que nos dizem “como fazer” ou “deixar de fazer” assim mantendo a coerência do conjunto.

Os princípios fundamentais da contabilidade são o da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Competência e o da Prudência.

ENTIDADE

Faz distinção entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica, ou seja, o Patrimônio da empresa é objeto da contabilidade, não se confunde com os dos sócios. A Contabilidade somente registra fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa. Exemplo que despesas particulares dos sócios, não devem ser registradas como despesas da empresa e nem pagas com o dinheiro da mesma. Isso é caracterizado crime tributário ou disfarçada de lucro.

CONTINUIDADE

Este princípio entende que uma Empresa deve ser analisada e escriturada, e supondo que a mesma não seja extinta, que tenha suas atividades continuadas.

Entende que mesmo que a Empresa pare suas atividades, ela ainda é objeto da Contabilidade, pois ainda possui Patrimônio.

O Ativo da empresa deve ser visto como meio de gerar beneficio na sua continuidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com