TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade 6ª Semestre

Trabalho Escolar: Trabalho Contabilidade 6ª Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.977 Palavras (8 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................6

1. INTERNET: CONCEITOS BÁSICOS.......................................................................7

1.1 CONCEITOS DE REDE E PROTOCOLOS DE REDES...................................8

2. INTRANET: CONCEITOS BÁSICOS.....................................................................9

3. EXTRANET: CONCEITOS BÁSICOS...................................................................10

4 COMÉRCIO E NEGÓCIOS ELETRÔNICOS: CONCEITOS BÁSICOS.................11

4.1 CATEGORIAS DE APLICAÇÃO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO.................12

4.1.1 Comércio Eletrônico empresa a consumidor (B2C).............................12

4.1.2 Comércio Eletrônico de Empresa a Empresa (B2B)............................12

4.1.3 Comércio Eletrônico de Consumidor a Consumidor (C2C).................13

5. ALGUAMS SUGESTÕES......................................................................................13

6. PESQUISAS EM NEGÓCIOS................................................................................15

6.1 TABULAÇÃO ESTRATÉGICA.........................................................................15

7. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA......................................................................16

8. TEORIA DE JOGOS..............................................................................................17

9. SUGESTÕES DE MELHORIAS.............................................................................18

CONCLUSÃO............................................................................................................20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

INTRODUÇÃO

O ambiente empresarial vem acompanhando profundas transformações nestes últimos anos. A globalização e as inovações da tecnologia de informação são influências deste processo de mudança. Surgem novas ferramentas, aplicações e tendências, que obrigam as empresas a repensarem seus planos e estratégias, de modo a manterem-se competitivas no mercado. As oportunidades criadas neste cenário de transição são várias, bem como as ameaças. Para acompanhar este cenário de globalização, informação e comunicação, as organizações precisam encontrar opções para implementar mudanças visando competitividade, a internet sendo uma alternativa estratégica nesta nova realidade.

Nesse contexto o presente Trabalho tem por objetivo discernir acerca da temática: Estratégia e Sistemas de apoio às decisões, tomando como base o estudo de caso de uma empresa de transportes, onde buscaremos aplicar os conceitos teóricos da gestão de empresas ao caso em questão, associando os principais conteúdos das unidades curriculares do sétimo semestre do curso de administração, com os conhecimentos adquiridos no sétimo semestre do curso.

Veremos ao longo deste trabalho que a correta análise dos conceitos teóricos da gestão empresarial, pode contribuir muito para a solução de problemas e o planejamento estratégicos das organizações.

Em sua primeira parte, levando em consideração a grande utilidade da internet hoje, no desenvolvimento de qualquer atividade das organizações, o presente trabalho apresentará um breve discernimento acerca dos temas da internet, intranet, extranet e comércio eletrônico. Em seguida, propor-se-á alternativas e soluções para a implantação de um programa de TI, que possa ajudar e orientar a empresa no desenvolvimento eficiente de suas atividade. Propusemos algumas adaptações que permitirão desenvolver a análise do Caso de forma mais consistente e completa do ponto de vista teórico.

Na segunda parte desse trabalho, apresentaremos uma proposta de uma pesquisa, a fim de aprimorar os conceitos aprendidos na disciplina Pesquisa e negócios. Vimos que, uma pesquisa de satisfação é fundamental para as empresas, com isso busca-se o conhecimento das necessidades do consumidor alvo, para aprimorar a qualidade nos serviços prestados. Nesse contexto, serão entrevistados 5 gerentes comerciais, responsáveis pela área de transporte de empresas que contratam serviços de transportadoras. Logo em seguida serão contrapostos os resultados da pesquisa, a fim de facilitar a sua compreensão com o presente estudo de caso.

Finalizando essa pesquisa, apresentaremos detalhamento das experiências adquiridas e observadas através de um jogo estratégico, onde será possível observar que, a observação e análise dos movimentos passados do jogo, determinam qual a ação que, se tomada de imediato, poderá conduzir a organização à posição futura desejada ou a máxima obtenção de resultados financeiros.

1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

De acordo ALMEIDA (2013) a “economia origina-se das palavras gregas oikos e nomos que significam administração da casa, estado”. Em termos mais técnicos, a economia é a ciência social aplicada que estuda como o indivíduo e a sociedade alocam os recursos escassos para melhor atender as necessidades humanas.

ALMEIDA (2013) vem nos dizer ainda que a economia moderna pode- ser dividida em: Economia Descritiva, Teoria Econômica e Economia Aplicada. A Teoria Econômica por sua vez se dividi em: Microeconomia e Macroeconomia.

Microeconomia trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços (Almeida, 2013).

Por sua vez, a Macroeconomia, estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente, ou seja; estuda desde o geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, até os investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com