TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciências Contábeis

Artigo: Trabalho De Ciências Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Embasado na leitura dos livros didáticos do Quinto semestre, pesquisas feitas na internet e materiais disponíveis nas Webs aulas, vou retratar um pouco do que aprendi em relação ao tema proposto neste portfólio individual.

A Contabilidade Gerencial é fundamental na vida da empresa, pois através dela podemos ter uma visão ampla dos fatos gerenciais da entidade. Toda empresa que preza se desenvolver precisa estar focada e com metas e gerenciais bem traçadas. Para melhor introduzir a Contabilidade Gerencial cito uma definição de PADOVEZE: “A Contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na Contabilidade Financeira, na Contabilidade de Custos, na Análise Financeira e de Balanços, colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório”.

DESENVOLVIMENTO

Abordando a apuração de custos podemos trazer alguns conceitos que são usados na contabilidade, Para se calcular os custos de um determinado produto, fazemos determinadas considerações que podem variar, assim somando o (+) Valor do produto que Corresponde ao valor unitário presente na nota fiscal. É dito como preço pago pelo produto. Fazemos a subtração dos (-) Descontos nada mais que desconto que é concedido pelo fornecedor, que faz uma diferença de preço na compra do produto. Inclui-se o valor gasto no frete, (+) Valor do frete, No qual representa o valor gasto com o transporte da mercadoria. É preciso calcular o percentual e o valor do frete representado no valor total da compra. Incluímos também o seguro, (+) Valor de Seguro que é pago para ter a mercadoria de forma assegurada, caso ocorra algum prejuízo como acidentes ou roubos, durante o transporte dos produtos. Na correção monetária incide-se o valor pago de impostos de forma não recuperável, (+) Impostos sobre compra não recuperáveis São aqueles impostos que incidem sobre a compra da mercadoria, faz parte do custo dos produtos comprados. Somamos também os impostos recuperáveis (-) Impostos sobre compra recuperáveis que fazem parte do integrado ao custo dos produtos comprados, pois serão recuperados posteriormente na venda.

Com base nestes conceitos que se faz o calculo da apuração dos custos sejam eles na indústria ou no varejo. O que se traz de diferencial entre a indústria e o varejo é que na parte industrial calculamos matéria prima e Mão de obra direta e outros gasto ligados ao setor produtivo, já no varejo esta a relação direta do produto pronto para a venda onde se calcula os gastos de vendas e impostos incidentes.

Sobre os Métodos de custeio podemos dizer que este método tem as suas vantagens e as suas desvantagens, mas que para efeitos contábeis, somente o custeio por absorção é admissível. O custo padrão pode ser adotado na contabilidade, desde que as variações ocorridas sejam ajustadas em períodos mínimos trimestrais. O Custeio por Absorção é dito como método derivado da aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Inserem na apropriação de diversos custos sendo eles diretos e indiretos fixos e variáveis, atribuídos pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, esse fato ocorre no meio operacional interno. Assim os gastos relativos ao esforço de fabricação de diversos produtos são distribuídos para todos os produtos que são feitos.

O Método de Custeio Direto, ou Variável, faz a atribuição para cada custo um classificação de forma específica, na forma de custo fixo ou custo variável. O custo final do produto ou do serviço prestado será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente somados no resultado do exercício. Pode-se dizer que é o método mais utilizado, mas, devido sua restrição fiscal e legal, a sua utilização implica na exigência de dois sistemas de custos:

1. O sistema de custo contábil sendo ele por absorção ou integral.

2. Uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.

Custeio padrão

O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.

Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela indústria nas condições de plena eficiência e máximo rendimento. A Resolução CFC n° 750/93 fixou os Princípios Fundamentais de Contabilidade, dentre os quais aparece o Princípio do Registro pelo Valor Original que determina a avaliação dos componentes do patrimônio pelos valores originais das transações com o mundo exterior a valor presente em moeda nacional, sendo mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, o que descarta a utilização do custo-padrão para fins de avaliação dos estoques e dos custos dos produtos vendidos, posto que este possa divergir da transação efetiva.

Vantagens e desvantagens do custeio por absorção

Segundo Moura (2005) traz um destaque sobre a principal vantagem do custeio por absorção que é representada de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e de acordo com as leis tributárias. Para Moura pode ser menos custoso para sua implantação, pois não existe necessidade de separação dos custos fixos e variáveis. Ele Acredita também em outra vantagem é a obtenção de informações precisas para o planejamento em longo prazo, a demonstração de resultados para uso externo também pode ser mensurada como outra vantagem. As desvantagens presentes no custeio por absorção é dita como as facilidades que o custeio variável apresenta como a rápida geração de informação para a administração da empresa entre outras.

A PUCRS (2009) demonstra a principal desvantagem do custeio por absorção está ligada na elaboração de preço de venda sem a real margem de contribuição, que é a diferença do preço de venda e o custo do produto, resultando em um preço de venda menos eficiente e competitivo no mercado.

Vantagens e desvantagens do custeio variável

Moura (2005) menciona como vantagens do custeio variável que o custo do produto é mensurável objetivamente e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com