TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Casos: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Adam Smith, por volta de 1970,identificou,constatou e documentou em A riqueza das nações, a importância clara do entendimento e aplicabilidade dos fatores geradores de riqueza. Inicialmente indicados como: Terra, capital, trabalho. Nosso objetivo é destacar o fator capital. Mas o que venha a ser capital?

O nascimento do capital se deu quando o homem primitivo entendeu que para conseguir a pronta satisfação de suas necessidades era preciso obter ajuda de elementos de consumo imediato. Daí o surgimento do arco e flecha, machado de pedra, entre outros, que auxiliavam na tarefa de conseguir mais facilmente alimentos, ou o que viessem a precisar, para sua sobrevivência e de sua família.

O fator capital é representado pelos recursos de ordem financeira e compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e equipamentos. Fatos que abordaremos ao decorrer do trabalho.Na economia existem os recursos ou fatores de produção que vem a ser elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços, conforme definiu a Escola Clássica dos Economistas dos séc.XVIII e XIX. A Fisiocrata (primeira escola de economia) reconheceu a terra como único recurso gerador de riqueza. Seguindo este principio, Adam Smith e seus seguidores foram aperfeiçoando e determinaram três recursos principais: terra, trabalho e capital.

Num contexto da globalização estes três recursos ganharam uma nova “roupagem”: Capital (investimento); Terra (matérias-primas); Capital humano (importância da mão de obra qualificada); Conhecimento (como fator gerador de inovação e desenvolvimento tecnológico). Dentre estes fatores vamos apenas destacar o fator capital.

O termo capital é considerado como sendo conjunto de bens econômicos heterogêneos, tais como, máquinas, instrumentos, fábricas, terras, matérias-primas, entre outros, capaz de produzir bens e serviços. Os bens para serem considerados capitais têm características como:

• Podem ser utilizados na produção de outros bens (esta é a característica do capital como fator de produção);

• São feitos por humanos;

• Não se esgotam imediatamente no processo de produção;

Entretanto para ser considerado como fator capital há duas características bem especificas: divisibilidade e a capacidade intrínseca de reter valor.

Na teoria Marxista (Karl Marx) o capital é chamado de “variável”, pois o total de valor que ele pode produzir varia conforme o total que ele consome,criando um novo valor. Entretanto o capital também é constante, pois os valores comprometidos com o investimento original e o total recuperado na forma de produto não sofrem variações.

Quando se expande a definição de capital surgem às classificações usadas em varias teorias econômicas:

Capital financeiro: que representa as obrigações. O seu valor é baseado na percepção do mercado nos ganhos futuros e no risco embutido.

Capital natural: é inerente a sistemas ecológicos sendo protegida por comunidades de suporte a vida.

Capital de infra-estrutura: suporte as necessidades humanas que minimizam a necessidade por seguridade social, instrução e recursos naturais.

Capital humano: surge do investimento em educação e conhecimento. Divide-se em aspectos sociais (valor dos relacionamentos de confiança entre indivíduos e a economia) e criativos (inerente as pessoas e protegido pela sociedade).

A formação do capital se consolidou pelo desenvolvimento dos instrumentos e meios de produção, associados às primeiras manifestações de construções infra-estruturais. O homem começou a produzir alimentos e por consequente depois da coleta surgiram às aldeias permanentes e vagarosamente chega-se até a roda de oleiro (instrumento básico usado antigamente na indústria mecanizada). È uma evolução que veio acompanhando o homem à medida que este percebia que existiam meios de criar riqueza.

Com a revolução industrial do século XVIII, intensificou-se o processo de criação, emprego e acumulação de recursos de capital. A produção mecanizou-se. Todos os equipamentos eram movidos por novas formas de energia podemos citar a máquina de vapor de James Watt como um exemplo.Do vapor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com