TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Artigo: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

BANCOS DE INVESTIMENTO

O termo “banco de investimentos ou banco de negócios”, é uma tradução do inglês de "investment bank" esta definição surgiu com a promulgação de uma lei nos Estados Unidos depois da crise de 1929, que impôs uma distinção entre os bancos de investimentos e os comerciais ou varejistas, para proteger os depósitos dos correntistas, bem esta separação, que já não é obrigatória, mas continua vigente na prática, explica as graves dificuldades que enfrentam bancos de investimentos americanos independentes como Lehman Brothers ou Merrill Lynch, isso acontece porque o financiamento dos bancos de investimentos depende exclusivamente do mercado bancário (empréstimos entre estabelecimentos), já no Brasil surgiu com a criação da Lei nº 4.728, de 14 de julho de 1965.

Já os bancos comerciais têm a possibilidade de converter em créditos os depósitos dos particulares, nos bancos de investimento não tem contas correntes, as aplicações se originam em CDB (Certificado de depósito bancário) e RDB (Recibo de depósito bancário) captados através de repasses de recursos internos e externos pela venda de cotas de fundos de investimentos por eles administrados.

Um banco de investimentos presta assessoria e financiamento às operações de fusão, aquisição ou reestruturação de empresas, também se encarrega do lançamento da empresa na Bolsa de valores ou do aumento de capital de uma sociedade.

Pode também criar produtos de investimentos para seus clientes ou por conta própria, os ganhos destes produtos financeiros estão ligados a seu nível de risco.

Instrumentos de investimento por conta própria são os que levaram à catástrofe o Lehman Brothers e outras instituições, que sofreram perdas colossais em operações associadas ao mercado dos empréstimos imobiliários de risco nos Estados Unidos, os "subprime".

Após a ruína do Lehman, nos Estados Unidos só existem dois de seus quatro grandes bancos de investimentos: Goldman Sachs e Morgan Stanley.

Em conclusão, podemos enumerar dentre as principais funções dos bancos de investimento:

a) financiar o capital fixo das empresas;

b) promover o financiamento de bens exportáveis à produção;

c) proceder aos repasses de empréstimos obtidos no exterior;

d) repasses de recursos de instituições financeiras oficiais;

e) repasses de recursos de instituições financeiros oficiais, prestar garantia em empréstimos decorrentes do exterior ou realizados no próprio país.

BANCOS DE INVESTIMENTOS NO BRASIL

Banco Alfa

Banco Bandeirantes de Investimentos S.A.

Banco Fibra

Banco Matrix

BBM

BMC

Inter América Express

Intercap

JP Morgan

Sul América

Tendência

SOCIEDADE DE CRÉDITO

Sociedades de crédito, financiamento e investimento.

As sociedades de crédito, financiamento e investimento, também conhecidas por financeiras, foram instituídas pela Portaria do Ministério da Fazenda 309, de 30 de novembro de 1959. São instituições privadas, constituídas em forma de sociedade anônima, com o objetivo de realizar financiamentos para a aquisição de bens e serviços, e para capital de giro. São as populares empresas de "crediários" que oferecem recursos para a compra de bens de consumo durável ou para crédito direto ao consumidor.As financeiras obtêm os recursos por meio da emissão de letras de câmbio no nome da pessoa física ou jurídica que adquire o crediário. É preciso o aceite da financeira na letra emitida para o repasse ao contratante.

Para estreitar a relação e facilitar o acesso ao crediário pelo consumidor final, o lojista e as financeiras podem criar as promotoras de venda em seus estabelecimentos. São sociedades civis com poderes especiais, com a possibilidade de sacar letras de câmbio na qualidade de procuradores dos financiamentos e como garantia dos contratos intermediados.

SOCIEDADES DE CRÉDITO NO BRASIL

Banco Itaucred Financiamentos S.A.

Banco Finasa S.A.

Banco Volkswagen S.A.

Banco Santader Brasil S.A.

Banco Cruzeiro do Sul S.A.

Banco Daycoval S.A.

Banco ÌtauS.A.

Banco Nossa Caixa S.A.

BB Banco Popular do Brasil S.A.

Banco Gerdau S.A.

Banco Panamericano S.A.

COMPANHIAS HIPOTECÁRIAS

São constituídas sob a forma de sociedade anônima, possuem como objetivo, a concessão de financiamentos destinados à produção, reforma, ou comercialização de imóveis aos quais não se aplicam as normas do Sistema Financeiro de Habitação. As companhias hipotecárias dependem da autorização do Bacen para funcionarem.

Entre os objetivos, estão o financiamento imobiliário, administração de crédito hipotecário. principais operações passivas são as letras hipotecárias, debêntures, empréstimos e financiamentos no país e no exterior. E, suas principais operações ativas, são financiamentos imobiliários, aquisição de créditos hipotecários, refinanciamentos de créditos hipotecários e repasses de recursos para financiamentos imobiliários, possuem também, como operações especiais, a administração de créditos hipotecários de terceiros e de fundos de investimento imobiliário.

.Conceder financiamentos destinados à produção, à reforma ou à comercialização de imóveis residenciais ou comerciais e lotes urbanos;

.Comprar, vender e refinanciar créditos hipotecários próprios ou de terceiros;

.Administrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com