TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Artigo: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  1.513 Visualizações

Página 1 de 9

• Conteúdo 2

ESCOLAS PRECURSORAS DA ECONOMIA

1- Considerando a formulação de idéias econômicas como discurso científico, em que sentido a Fisiocracia foi além do Mercantilismo, podendo ser considerada uma corrente de pensamento fundadora da ciência econômica.

R: A - Através das regras da natureza, repartição do produto entre setores da atividade e enfatizaram as leis naturais do universo que condicionariam as relações econômicas.

Justifique: Apogeu entre 1760 e 1770 (séc XVIII). Os fisiocratas preocuparam-se com a questão da repartição do produto entre setores da atividade e enfatizaram as leis naturais do universo que condicionariam as relações econômicas.

2- Qual o sentido das expressões “ortodoxia” e “heterodoxia”, em si mesmas e no contexto da história do pensamento econômico? Que critério pode ser invocado como significativo para essa bipartição das diversas contribuições que formam o patrimônio intelectual do pensamento econômico?

R: B - Argumentos positivos versus argumentos normativos.

Justifique: A economia ortodoxa pode ser definida em torno do nexo "equilíbrio-racionalidade-individualismo" a economia heterodoxa pode ser definida em termos de um nexo "estrutura histórico-social-institucional".

3- Em que termos pode-se definir o capitalismo como um modo de produção?

R: E – Sistema capitalista, ou economia de mercado baseado na estrutura de mercado, é aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade publica/privada dos fatores de produção. Análise das estruturas de mercado: A partir da demanda e da oferta de mercado são determinados o preço e a quantidade de um bem ou serviço.

Justifique: O capitalismo é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho) - sejam eles indivíduos ou sociedades - que compram a força de trabalho para fazer funcionar as suas empresas; a dos proletários, que são obrigados a vender a sua força de trabalho, porque eles não têm acesso directo aos meios de produção ou de subsistência, nem o capital que lhes permita trabalhar por sua própria conta.

• Conteúdo 3

NOÇÕES BÁSICAS DE ECONOMIA - PRIMEIRA PARTE

1- (ENADE) A ciência econômica nasce com os fisiocratas e Adam Smith, através da concepção de sistema econômico. Com base na proposição de como funciona o sistema, seria possível avaliar o efeito das políticas econômicas, como aquelas defendidas pelos mercantilistas. Como seria julgada a política econômica mercantilista, pelos fisiocratas e por Smith?

D - Inadequada, por interferir na ordem do mercado e, assim, na reprodução e no crescimento das nações.

Justificativa : Smith (1723-1790): A riqueza das nações (1776); livre concorrência “mão invisível”; liberalismo econômico; teoria do valor-trabalho (produtividade decorre da divisão do trabalho).

2- (ENADE) As obras de Marshall e de Walras deram origem às duas vertentes da microeconomia no século XX: as análises de equilíbrio parcial e de equilíbrio geral, respectivamente. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Walras investigou um problema de teoria pura, a determinação simultânea de um conjunto de preços de equilíbrio, levando em conta as interdependências em todo o sistema econômico.

II - Marshall desenvolveu simplificações capazes de resolver a determinação de preços de um mercado isolado como a noção de preços normais em oposição a preços de mercado e a cláusula ceteris paribus.

III - As concepções de período de mercado, curto prazo e longo prazo tiveram origem na análise de equilíbrio geral.

É(São) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

D- I e II.

Justificativa: Uma das principais contribuições de Leon Walras para economia foi sua teoria do equilíbrio geral, que faz o uso da álgebra linear como uma ferramenta, para descrever a produção dos bens sob diferentes condições. Marshall entra em cena com sua teoria do equilíbrio parcial, que é muito mais simplista e transforma em constantes todas as variáveis da produção que não são essenciais.

3- (ENADE) Considere os dois gráficos abaixo que contêm curvas de indiferença.

É correto afirmar que:

E - os bens x3 e x4 são complementares perfeitos.

Justificativa: Se os bens forem complementares perfeitos, o consumidor consome ambos os bens simultaneamente e numa determinada proporção, sendo a curva de indiferença em forma de ângulo recto.

• Conteúdo 4

NOÇÕES BÁSICAS DE ECONOMIA - SEGUNDA PARTE

1- De acordo com os problemas econômicos fundamentais o quê, quanto, como e para quem produzir e da escassez de recursos de produção, explique qual deve ser a definição principal da ciência social economia.

A- É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Justificativa: A Economia é uma ciência social e utiliza fundamentalmente uma análise positiva, que deverá explicar os fatos da realidade. Os argumentos positivos estão contidos na análise que não envolve juízo de valor, estando esta estritamente limitada a argumentos descritivos, ou noções científicas

2- A economia é uma ciência não normativa? Por que?

D- Sim. Economia é uma ciência social, pois estuda a situação econômica da sociedade.

Justificativa: Economia é uma ciencia social protegida por normas e regras do mercado,da econometria,de leis que regem comportamento das empresas e cidadãos perante a sociedade e o governo

3- Quais são os fatores de produção, que devem ser utilizados pelas unidades de produção de uma maneira sustentável?

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com