TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 1

Introdução a Economia

1-Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quando, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?

A sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. A sociedade terá de escolher quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços, os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível. A sociedade também terá de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependera não so da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos.

2-O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

A curva (ou fronteira) de possibilidade de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.

3-Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção. Ilustre graficamente.

A curva A B C D E indica todas as possibilidades de produção potencial de maquinas e de alimentos nessa economia e hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia ira operar no pleno emprego. No ponto F (ou em qualquer outro ponto interno a curva) quando a economia esta produzindo dez mil maquinas e trinta toneladas de alimentos, dizemos que se está operando com capacidade ociosa ou com desemprego. O ponto G representa uma combinação impossível de prouduçaõ (vinte cinco mil maquinas e cinquenta toneladas de alimentos), uma vez que os fatores de produção e a tecnologia de que a economia dispõe seriam insuficientes para obter essas quantidades de bens. Esse ponto ultrapassa a capacidade de produção potencial ou de pleno emprego dessa economia.

4-Analisando-se uma economia de mercadoria, observa-se que o fluxo real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona. R-

5-Conceitue bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Bens de capital- são utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.

Bens de consumo- destinam-se diretamente ao atendimento das necessidades humanas. De acordo com sua durabilidade, podem ser classificados como duráveis.

Bens intermediários- são transformados ou agregados na produção de outros bens e são consumidos totalmente no processo produtivo ( insumos, matérias primas e componentes ).

Bens de produção- chamados recursos de produção da economia, são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

6- O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

Os argumentos positivos não envolvem juízo de valor e refere-se a proposições objetivas, do tipo se A, então B, por exemplo, se o preço da gasolina aumentarem em relação a todos os outros preços, então a quantidade que as pessoas irão comprar de gasolina cairá. É uma analise do que é, relativo a uma analise que contem, explicita ou implicitamente um juízo de valor sobre alguma medida econômica.

7-Qual a importância da matemática e da estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

A matemática torna possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de economia e permite analises econômicas na forma de modelos analíticos, com poucas variáveis estratégicas, que resumem os aspectos essenciais da questão em estudo. Tomemos como exemplo uma importante relação econômica:

“O consumo nacional esta diretamente relacionado com a renda nacional.”

Como nas relações econômicas não são exatas, mas probabilísticas recorrem-se a estatística.

Capitulo 4

Introdução à Microeconomia

1-Qual o papel dos preços relativos na analise microeconômica?

A analise microeconômica, ou teoria dos preços, como parte da ciência econômica, preocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção.

2-O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e jurídica. Explique cada uma delas.

A econômica- do ponto de vista econômico, empresa ou estabelecimento comercial e a combinação realizada pelo empresário doas fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.

A jurídica- reconhece o estabelecimento como uma universidade de direito, incluindo- se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre os empresários e a empresa.

3-No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?

Em um contexto no qual observamos apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com