TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Monografias: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO DE ECONOMIA

Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?

Mercado é o local em que acontece à troca de bens por dinheiro ou por outros bens e se equilibra na lei da oferta e da procura fazendo do preço sua principal variável. E é essa variável, o preço, que conduz decisões tanto na venda quanto na compra. Concorrência é à situação de um mercado em que os diferentes produtores/vendedores de determinados bens ou serviços trabalham de forma independente diante dos compradores/consumidores, visando alcançar lucros utilizando instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos, os serviços após venda. Dessa forma mercado concorrencial é a estrutura em que demanda e oferta funcionam de acordo com a concorrência entre os produtores e a procura pelos consumidores. Existe também a forma de concorrência perfeita e imperfeita. Na concorrência perfeita não existe lucros extras apenas lucros normais implícitos nos custos de produção, nesse mercado existem vários vendedores de modo que apenas um não afeta a oferta nem o equilíbrio no preço. Enquanto que na concorrência imperfeita existe o monopólio (somente um vendedor que domina a oferta de mercado ditando os preços a sua própria maneira) e o oligopólio (pequeno grupo que detém a oferta de mercado que disputam entre si ou se juntam, formando cartéis para fixar preço maximizando lucro por igual).

Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.

No monopolismo apenas uma empresa detém o domínio do mercado, podendo manipular o preço de acordo com a sua vontade, enquanto que no oligopólio um pequeno grupo é que comanda a oferta de mercado. Ou seja, enquanto no monopólio não existe concorrência, ficando nas mãos do empresário a atribuição dos preços de suas mercadorias visando a melhor forma de conseguir lucro, no oligopólio o pequeno grupo de fornecedores a concorrência se efetua mais ao nível de outros fatores como a qualidade, garantia, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao fator preço. Dessa forma no oligopólio existe uma tendência forte de formação de cartéis, ou seja, um acordo entre os poucos fornecedores que manterá o preço de seus produtos em um determinado nível que proporcione lucros a todos os controladores do mercado, originando uma situação bem semelhante à do monopólio. Ambos os tipos vão de encontro com a ideia de concorrência perfeita que defende um ambiente no qual tanto consumidor quanto produtor encontra um total equilíbrio, ambos tendo a necessária informação de como, quanto e por quanto devem consumir determinado bem.

O que vem a ser monopolismo bilateral?

É quando em um determinado setor, um só vendedor, de certo produto ou serviço, se depara com um só comprador, desse mesmo produto ou serviço, ou seja, um monopolista diante de um monopsonista. Quando isso acontece os preços de mercado passam a depender do poder de negociação de ambos, pois um tenta vender com um preço mais alto por ser o único vendedor enquanto o outro tenta comprar por um preço menor, pois se trata do único comprador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com