TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de Economia

Capítulo 2

1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

O mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre acumulação de riquezas da nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais.

Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza.

2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais as suas principais ideias?

Adam Smith.

Advogava a ideia de que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade.

A ideia de Smith era clara. A produtividade decorre da divisão de trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata de troca, que, finalmente é estimulada pela ampliação dos mercados.

3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?

Desenvolveu estudos sobre o comércio internacional. Analisou por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados. O comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.

David Ricardo

4) Qual a diferença entre a Lei de Say e Princípio Keynesiano da Demanda Efetiva?

Lei de Say “a oferta cria sua própria procura”, ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.

Para Keynes, numa economia em recessão, não existem forças de auto-ajustamento, por isso se torna necessária á intervenção do Estado por meio de uma política de gastos públicos. Tal posicionamento teórico significa o fim da crença laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetário da economia.

5) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.

Monetaristas – Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.

Fiscalistas – Recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.

Pós-Keynesianos – Enfatizam o papel da especulação financeira e defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.

Marxistas – Desenvolveu a teoria do valor-trabalho, consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico. A apropriação do excedente (a mais-valia) pode explicar o processo de acumulação e a evolução das realações entre as classes sócias.

Institucionalistas – Rejeitam o pressuposto neoclássico de que o comportamento humano, na esfera econômica, seja racionalmente dirigido e resulte do cálculo de ganhos e perdas marginais. Consideram que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais as influências das instituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico.

Capítulo 4

1) Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?

Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.

2) O estabelecimento comercial pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com