TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Dissertações: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  1.621 Visualizações

Página 1 de 3

1. Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.

Inflação = A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."

Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços a curto prazo.

Inflação de custos: tem suas causas nas condições de oferta de bens e serviços na economia. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam, levando à retração da oferta e provocando um aumento dos preços de mercado.

2. Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.

A inflação gera vários efeitos negativos, em particular quando atinge patamares mais elevados. Se os preços de um produto qualquer sobem, há incentivo para famílias reduzirem o seu consumo e para fabricantes aumentarem sua produção, corrigindo eventuais desequilíbrios. Salários, por exemplo, são tipicamente fixados por um ano, de acordo com a inflação esperada neste período. Caso a inflação seja mais alta que a esperada, o salário compra menos, isto é, trabalhadores perdem.

3. Explique qual o efeito provável de uma política de estabilização de preços sobre o grau de distribuição pessoal de renda.

4.

5. O que vem a ser estagflação?

6. O que vem a ser deflação?

7. Quais são os principais instrumentos que os bancos centrais utilizam para controlar a oferta de moeda? Explique, de modo sumário, como cada um deles atua sobre a oferta de moeda.

8. Supondo uma economia com déficit público relativamente elevado, o que deve ocorrer com as taxas de inflação se o governo emitir moeda para cobri-lo?

9. Suponha a mesma economia de déficit público relativamente elevado da questão anterior. Se o governo emitir títulos para cobri-lo, mostre de que forma pode ser possível manter taxas de inflação relativamente baixas.

10. Sobre o conceito de moeda: a) defina moeda e suas funções eb) defina moeda fiduciária e moeda lastreada.

11. Com relação a meios de pagamento: a) defina meios de pagamento; b) M1, M2, M3 e M4.

12. O que vem a ser monetização e desmonetização? Qual a relação desses conceitos com a taxa de inflação?

13. Dê dois exemplos de criação e destruição de moeda.

14. Quais as funções do banco central? Quais os instrumentos de que dispõe para operar a política monetária?

15. Coloque na posição de uma autoridade monetária e apresente dois instrumentos de política monetária para cada um dos objetivos a seguir: a) expansão do nível de atividade; b0 política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com