TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia

Ensaios: Trabalho De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  2.970 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO DE ECONOMIA

Questões Pag. 115 ( PLT de Economia)

1. Conceitue e aponte as principais diferenças entre enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é como a empresa e os consumidores se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

Resumindo: a Microeconomia preocupa-se com partes da economia, já a Macroeconomia estuda a economia como um todo, mas ambas andam juntas, o que ocorre com uma afeta a outra, não havendo divisão das mesmas, sendo apenas pontos de vista diferentes da economia.

2. Sintetize os objetivos de política econômica.

Os objetivos da política econômica são:

Alto nível de emprego;

Estabilidade de Preços: Combate a inflação, que é o aumento contínuo e generalizado de preços, e as distorções que esta acarreta:

Distribuição Equitativa de Renda;

Crescimento Econômico: Aumentar a capacidade produtiva da sociedade, aumentando o produto potencial deve ser um objetivo de longo prazo da política econômica.

5. Resuma os instrumentos de política econômica.

Política Fiscal: Gastos Públicos e Impostos. São instrumentos que afetam o lado real da economia;

Política Monetária: Instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Os principais instrumentos da política monetária são: emissões, reservas compulsórias, open Market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;

Política Cambial e Comercial: Políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da economia. Os instrumentos abarcam as interferências governamentais na taxa de câmbio, pela determinação do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuação suja) e a política comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsídios.

Política de Rendas: Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

Questões Pag. 155 ( PLT de Economia)

1. Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.

A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

*Inflação de Demanda

É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com