TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia Aplicada

Trabalho Universitário: Trabalho De Economia Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/2/2015  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho de economia aplicada

Professor: Sergio Birchal – Aluna: Renata de Andrade De Maria

Turma de MBA em Gestão Empresarial 03 unidade Betim – MG

Questão 1 – Quais os determinantes da demanda e da oferta e como eles influenciam as quantidades demandadas e ofertadas?

Os fatores determinantes da demanda são preço do produto, preferências, preço dos produtos substitutos e complementares, renda. Existe uma quantidade inversa entre o preço e a quantidade que os consumidores estão dispostos a comprar. Quanto maior o preço menor o consumo e vice versa, quanto menor o preço, maior o consumo.

Os fatores determinantes da oferta são tecnologia de produção, preços dos insumos, preços dos bens substitutos e complementares, número de concorrentes, expectativa quanto ao futuro, subsídios, tributos e mecanismos de regulação de mercado. Existe uma relação direta entre o preço e a quantidade que os ofertantes estão dispostos a oferecer de um dado bem ou serviço.

Questão 2 – Quais as elasticidades da demanda e o que elas significam?

A demanda é inelástica quando o preço varia 10% a quantidade demandada varia 5%. Ou seja, o preço pode aumentar que a população vai continuar consumindo.

A demanda é unitária quando o preço varia 10% a quantidade demandada varia 10%. Ou seja, bens que a população compra um a cada 10 anos por exemplo.

A demanda é elástica quando o preço varia 10% a quantidade demandada varia 25%. Ou seja, bens supérfluos, como viagens e turismo.

Questão 3 – Como a elasticidade da oferta impacta as quantidades produzidas pelas empresas?

Para a maior parte dos produtos a quantidade ofertada no longo prazo é mais elástica do que a curto prazo. Isso não significa que a quantidade ofertada não aumente no curto prazo casos os preços se elevem. Ante a elevação de preços algumas empresas conseguem aumentar sua produção rapidamente (comercio em tempo de Natal).

Questão 4 – O que é custo de oportunidade?

O custo de oportunidade representa o valor sacrificado pela empresa em termos de remuneração, ao tomar a decisão de aplicar seus recursos em determinada alternativa ao invés de aplicar em outra, capaz de proporcionar maior beneficio. Podemos dizer também que o custo de oportunidade refere-se ao valor liquido de caixa perdido quando se optou por uma alternativa em detrimento a outra.

Questão 5 – Quais são as estruturas de mercado e suas características?

Concorrência perfeita – pequenas empresas, produto e preço padronizado, livre entrada. Monopólio – uma única empresa domina o mercado. E oligopólio – poucas empresas no mercado, altas barreiras de entrada e saída, produto padronizado ou produto diferenciado.

Questão 6 – O que significa PIB de um país?

O Produto Interno Bruto é o valor de mercado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro das fronteiras do país, num certo período, por residentes e não residentes.

Questão 7 – O que é regime de metas de inflação e qual a sua função?

A meta de inflação deve ser encarada como uma espécie de contrato entre o Banco Central e a sociedade. Precisa ser cumprida. O Banco Central deve manter a taxa de inflação dentro de determinado intervalo de tolerância. Para isso, o Banco Central do Brasil usa como referencia de curto prazo para sua politica monetária, a taxa de juros Selic.

Questão 8 – Quais as funções da moeda numa economia?

A moeda tem várias funções,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com