TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia - PLT

Exames: Trabalho De Economia - PLT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

2 – O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

A Curva de possibilidades de produção mostra um conceito teórico onde se ilustra como a escassez de recursos delimita a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção sacrificando uma escolha em função de outra.

3 - Explique a razão do formato da curva de possibilidades de produção.

Ilustre graficamente.

Os pontos sobre a curva mostram o máximo da produção das duas mercadorias como mostram os pontos A, B e C. A economia pode produzir no interior da curva, num ponto como D, ter mais café sem sacrificar sapatos, no entanto, isso significaria a não utilização de alguns recursos. Os pontos que se encontram fora da curva das possibilidades de produção, num ponto como E, são inatingíveis devidos á falta de recursos para lá chegar. Se a economia estiver em pleno emprego de seus recursos, todos serão utilizados em capacidade máxima.

4 - Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular de renda. Explique como esse sistema funciona.

Em cada um dos mercados atuam as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. No mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços, enquanto no mercado de fatores de produção são determinados os preços dos fatores de produção, como: salários, juros, aluguéis, lucros, entre outros. Esse fluxo, também chamado de fluxo básico, é o que se estabelece entre famílias e empresas. O fluxo completo incorpora o setor público, adicionando-se o efeito dos impostos e dos gastos públicos ao fluxo anterior, como o setor externo, que inclui todas as transações com mercadorias, serviços e o movimento financeiro com o resto do mundo. Fluxo monetário (bens e serviços dos fatores de produção) Fluxo real (bens e serviços dos fatores de produção).

5 - Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

Bens de Capital - empregados direta e indiretamente na geração de outros bens (máquinas, equipamentos e prédios).

Bens de Consumo - duráveis (utilizados durante um tempo relativamente longo, como um refrigerador ou um automóvel) ou não duráveis (usados por um prazo curto, como os alimentos).

Bens Intermediários - São insumos e matérias primas utilizados na produção de bens.

Fatores de Produção – Algo que o indivíduo que possui um fator de produção só está interessado em oferecê-lo à sociedade mediante uma troca, geralmente por um valor monetário. Exemplos: Trabalho, Capital, Terras, Capacidade Empresarial.

6 - O que vem a ser argumentos positivos e argumentos normativos? Exemplifique.

Argumentos Positivos, não envolvem juízo de valor, e referem-se a proposições objetivas.

Argumentos Normativos, são relativos a uma análise que contém, explicita ou implicitamente, um juízo de valor sobre medida econômica. Exemplos: Análise Positiva – A inflação diminuiu o poder de compras do salário mínimo.

Análise Normativa – O governo deve aumentar o salário mínimo para melhorar o poder de compras dos trabalhadores.

7 - Qual a importância da Matemática e de Estatística para estudos econômicos? Exemplifique.

A Matemática e a Estatística tornam possível escrever de forma resumida importantes conceitos e relações de Economia. Lembramos, porém, que a Matemática e a Estatística são instrumentos de ferramentas de análise necessárias para testar as proposições teóricas com dados da realidade. Permitem colocar à prova as hipóteses da teoria econômica. A questão técnica nos deve auxiliar, mas não predominar, quando tratamos de fatos econômicos, pois sempre envolvem decisões que afetam as relações humanas em geral.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »