TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Economia - Questionário I

Artigo: Trabalho De Economia - Questionário I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 6

1) O que a economia estuda?

A economia é a ciência social que estuda os processos de produções distribuição circulação e consumo de bem e serviços (a riqueza de modo geral) que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. A economia estuda portanto a relação que os homens tem entre si na produção dos bens e serviços necessários a satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.

2) Por que a escassez e uni conceito relativo?

Porque a produção sempre será menor que a demanda, e a escassez acaba sendo um guia de direcionamento de qual investimento muito a fazer.

3) Quais são os fatores produtivos e o que eles aportam a produção?

Os fatores de produção, chamados recursos de produção da economia são constituídos pelos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.

TRABALHO SALARIO

CAPITAL JURO

TERRA ALUGUEL

TECNOLOGIA ROYALT

CAPACIDADE DE EMPRESARIAL LUCRO

4) Que papel a iniciativa privada tem na produção?

O papel que a iniciativa privada tem na produção é o de investir.

5) Quais são os problemas econômicos que todas as sociedades enfrentam?

Inflação, desemprego, crescimento, déficit, público, vulnerabilidade externa e outras.

6) O que a fronteira de possibilidades de produção explica?

Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõem um limite a capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer entre opções de produção.

7) A medida que mais unidades de determinado bem são produzidas, o que acontecem com o custo de oportunidade?

O custo de oportunidade é também chamado de custo alternativo por representar o custo da produção sacrificada, ou custo implícito. Por exemplo, para aumentar a produção de alimentos de 30 para 47,5 toneladas passar do ponto B para o ponto C, o custo de oportunidade provavelmente seguia crescente, uma vez que quando aumentamos a produção de determinados bens ou seja os fatores de produção transferidas para outros produtos se tornam cada vez menos aptos para nova finalidade ou seja a transferência fica cada vez mais difícil de onerosa, e o grau de sacrifício vai aumentando.

8) Quais vantagens a especialização traz?

O que importa em si não é o custo absoluto de produção, mas sim a razão de produtividade que cada pais possui.

9) Por que surgem falhas nos mercados?

Ela ocorre quando o mercado deixa de cumprir sua obrigação, as falhas mais comuns envolvem informações inadequadas, imobilidade de recursos, bens públicos e concorrência imperfeita.

10) Quais são as vantagens de se utilizar a cláusula ceteris paribus?

A condição ceteris paribus é muito usada na economia. Para fazer uma análise de mercado da influência de um fator sobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações.

Por exemplo: Um aumento de preço de um determinado produto causa uma redução na procura ‘’ceteris paribus’’. Se houvesse variação da renda do consumidos, ou seja, sem a condição ‘’ceteris paribus’’, não se poderia afirmar o mesmo á respeito da procura sem informações adicionais.

11) Qual a diferença entre produto nacional liquido e produto nacional bruto?

Eficiência ou rendimento refere-se a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

Eficiência e a capacidade de um administrador para conseguir produtos mais elevados em relação aos insumos necessários para obtê-los. A capacidade para fazer as coisas direitas.

Mochón: Capitulo 2

1) Defina mercado.

Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem a troca de bens por uma unidade. Monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.

2) De que fatores depende a demanda de um bem?

A demanda pode ser interpretada como procura, mais nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com