TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Educação Lúdica

Monografias: Trabalho De Educação Lúdica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO DE LÚDICO

Primeiro Relatório Parcial

Identificamos 5 brincadeiras conhecida popularmente em nossa região com os seguintes nomes: Rola a roda; pula-sela ou cerca; cadeirinha, bolinha de gude e gabo de guerra ou vilão-do-cabo. O brincar é inerente ao processo de desenvolvimento infantil cognitivo e afetivo-emocional e não pode ser encarada como uma atividade banal, supérflua e destituída de valor pedagógico. Todas essas 5 brincadeiras exigirá dos participantes muita atenção, interesse em se aprender e cooperação, trabalhando e desenvolvendo assim as potencialidades de cada um, potencialidades estas como; a intelectual, a motora , a emotiva e a social. A brincadeira do Rola a Roda trabalhará a coordenação motora juntamente a intelectual e a afetiva-emocional. A brincadeira do Pula-sela ou Cerca exigirá atenção assim como a da Bolinha de Gude, já a do Cabo-de-guerra ou Vilão-do-cabo exigirá formação e coordenação motora. Tais brincadeiras trabalharão e desenvolverão todo o potencial humano de cada participante.

Reflexões

1ª. Reflexão:

O brincar contribui para a interiorização de determinados modelos de adulto. Os conhecimentos da criança provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros. É no ato de brincar que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido, suas competências e as relações que possuem com outros papéis, tomando consciência disto e generalizando para outras situações. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um determinado tema e enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de quem brinca. Portanto, A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação e pela utilização de regras. A brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual

2ª. Reflexão:

O brincar é uma das principais formas de linguagem da criança. É através do brincar que a criança expressa seus sentimentos, relaciona-se, faz descobertas e inventa papeis, dando significado aos objetos do mundo natural e social.

Até algum tempo atrás, uma criança brincando era vista como se estivesse em um mundo só seu, à parte do nosso mundo real. Hoje, depois de muitos estudos, sabe-se, que por meio das brincadeiras, as crianças se constituem como indivíduos. Quando a criança brinca e joga, ela está desenvolvendo a capacidade de representar e de simbolizar o mundo, os objetos, a cultura e o afeto das pessoas que com ela convivem.

3ª. Reflexão:

O brincar caracteriza-se como uma mescla entre as apropriações culturais e a possibilidade de expressão da criança, fruto de sua forma particular de pensar e interagir com o mundo, que vai articulando suas experiências de vida às experiências em suas brincadeiras.

Segundo Relatório Parcial

Brincar é, para a criança, sua própria forma de pensar sobre o mundo. Quando brinca, a criança está procurando compreender o mundo dos adultos no qual está inserida. A cultura infantil é um espaço de apropriação da experiência cultural do mundo adulto. Portanto, torno afirma que A brincadeira se caracteriza por alguma estruturação e pela utilização de regras. A brincadeira é uma atividade que pode ser tanto coletiva quanto individual e, não deve ser encarada por nós Pedagogos, como uma atividade banal, puro entretenimento destituído de valores e princípios pedagógicos. Brincar é também uma forma de descobrimento, de aquisição e compartilhamento de conhecimentos.

Terceiro Relatório Parcial

1ª. Brincadeira Dedo mindinho, seu vizinho…

Pegue delicadamente cada dedinho do seu filho e vá dizendo o famoso "dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura-bolos e mata piolhos", terminando com seus dedos da mão escorregando para a barriga dele, em uma coceguinha gostosa.

Há também a versão para os dedos dos pés, começando pelo dedão: "Este porquinho foi ao mercado; este porquinho ficou em casa; este porquinho comeu carne assada; para este porquinho, não sobrou nada. E este porquinho aqui veio gritando... (e aí é a hora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com