TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Engenharia Economica

Dissertações: Trabalho De Engenharia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 1 resenha

Introduçao:

Este livro trata de questoes relativas a tomada de decisoes que e entretanto, um topico bastante amplo, constituindo um aspecto relevante da existencia humana.Vamos selecionar os problemas comimente defrontados por engenheiros e elaborar os recursos para entende-los,analisa-los e resolve-los adequadamente.

Problemas Simples

Na extrimidade inferior de nossa classificaçao de problemas,enquadram0se as situaçoes menos dificeis.Embora a deecisao sobre o que devemos comer no café da manha possa nao ser tao facil, o problema nao parecer ter grande importancia. de fato, comparado com problemas complexos, pode nem sequer constitur um problemas. Mas nao e evidente que todas as decisoes apararentemente diretas sejam realmente simples. Consederemos quantas pessoas fumam, mesmo estando plenamente conscientes dos males que o fumo pode causar a saude. Este problema, Embora simples na aparencia, apresenta todo tipo de complexidades sociais e psicológicas.

Problemas Intermediarios

Neste nivel de complexidade, defrontamos problemas que sao essencialmente economicos. A escolha entre uma maquina manuel e uma semi-autmatica e exemplo de uma situaçao em que o aspecto economico e a base tomada de decisao.(Há tambem outros aspectos a consederar.)

Uma maquina semi-automatica implicas menos trabalho necessario do que uma maquina manual.Alem disso, nesse tipo de problema, uma consederaçao de ordem mais economica do que social seria eventual necessidade de contratar um mecanico extra.

Problemas Complexos

na extremidade superior de nosso sistema de classificaçao encontram-se problemas realmente complexos, que representam um armalgama de elementos economicos,politicos e humanisticos

-expressivos mais imprevisiveis.

A titulo de exemplo,a elaboraçao do orçamento anual dos EUA e um problema economico, pois prcura distribuir o dinheiro disponivel por todos os orgaos do governo federal de modo a assegurar a melhor aplicaçao possivel.Mas a distribuiçao do dinheiro tem obviamente consequencias politicas(por exemplo,para o presidente, o congresso e seus menbros individuais).O fechamento de uma grande base militar em determinado distrito congressional pode gerar desemprego e, consequentemente , instisfaçao dos habitantes com relaçao a seus representantes. Nenhum menbro do congresso deseja criar tal clima adverso em seu distrito,podendo,por isso,opor-se a qualquer ato do gorverno que, embora economicamente justificado venha a criar problemas politicos.

O papel da análise na engenharia econômica

Que tipos de problemas podem ser resolvidos pela nalise na engenharia economica?Nossa classificaçao de problemas sugere que os que consideramos simples podem ser resolvidos rapidamente por uma pessoa, sem muita necessidade de tecnicas analiticas para auxiliar sua resoluçao.Como esses problemas tem pequenas consequencias(afinal,se eu nao comer torrasdas no cafe hoje,poderei comelas amanha),dificilmente justificariam quaisquer calculos.

No extremo da escala sitam-se problemas complexos que sao um misto de problemas mas com pessoas, em que a economia e apenas um dos muitos elementos. Nao e de se esperar que a a analise na engenharia esconomica preste tambem grande auxilio na resoluçao de problemas mas complexos.

Capitulo 2

O Processo de Tomada de Decisão

A tomada de uma decisao pode ocorrrer a revelia, ou seja, sem que reconheçamos a existencia de uam oportunidade para toma-la.Este fato leva-nos a um primeiro elemento na definiçao da tomada de decisao. Para que exista uma situaçao que exija uma tomada de descisao,deve javer ao menos duas alternativas.Se so houvesse uma caminho de açao,nao caberia tomar qualquer decisa,pois nada haveria que decidir.

Tomada racional de decisao

A tomada racional de decisao e um processo complexo que envolve varios elementos essenciais; embora de forma um tanto arbitraria, definimos o processo racional da tomada de decisao em termos de oito passos:

1. Reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com