TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Fisica

Artigos Científicos: Trabalho De Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivos

Este experimento tem como objetivo evidenciar o desvio relativo e percentual em relação as dimensões, volume, massa e densidade das peças em alumínio a serem medidas, utilizando dois valores de cada medição. Na qual os valores da dimensão e volume, terão o valor adotado (valor dado na embalagem das peças) e o valor calculado (valor medido através do paquímetro). Já os valores referente a massa e a densidade serão obtidos através de duas medições, na balança de precisão.

Estes valores serão enquadrados em suas respectivas formulas para se ter os desvios relativos e percentuais.

Introdução

DESVIO é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor adotado que mais se aproxima do valor real. Expresso pelas seguintes formulas:

Desvio das dimensões =

(medida calculada-medida adotada)/(medida adotada)

Desvio do volume=

D=∆V/V (∆L/L_1 +∆L/L_2 +∆L/L_3 )

Desvio da massa=

D=∆ρ/ρ=(∆M/M+∆V/V)

Desta forma com os valores enquadrados nas suas respectivas formulas é possível identificar os desvios relativos de cada medida.

Parte experimental

O experimento foi realizado em um laboratório especifico onde os participantes dos testes, obrigatoriamente deveriam estar munidos dos equipamentos de segurança básicos (jaleco, calça e sapato fechado) para entrar no mesmo.

Na bancada havia uma embalagem com três amostras de alumínio em um estado solido no formato de paralelepípedo, com suas dimensões especificadas na embalagem (medida adotada), Peça 1= 45x40x30 mm, Peça 2= 45x40x34mm e Peça 3= 45x40x34mm.

O primeiro passo realizado foi medir três lados dos paralelepípedos com auxílio de um paquímetro, logo após foram identificados os erros referentes a comparação entre a medida calcula e a medida adotada.

No segundo passo calculamos o desvio relativo dos três lados de cada paralelepípedo. Nesta etapa o resultado é obtido através da diferença entre a medida calculada e a medida adotada, dividido pela medida adotada.

(medida calculada-medida adotada)/(medida adotada)

Em seguida calculou-se o percentual do desvio de cada medida, multiplicando o valor de cada desvio por cem.

O passo três consistiu em determinar o volume de cada uma das peças utilizando a medida adotada e a medida calculada, ou seja multiplicando a área por sua altura. Logo em seguida foi calculado o desvio relativo do volume utilizando a formula:

D=∆V/V (∆L/L_1 +∆L/L_2 +∆L/L_3 )

Na sequencia o percentual foi calculado, multiplicando-se o desvio do volume por cem.

Passo quatro, nesta etapa foram feitas as medidas referentes a massa, utilizando uma balança de precisão. As peças foram medidas duas vezes cada uma, intercalando a ordem para se ter a variação entre cada pesagem, pois fatores como correntes de ar influenciam nesta variação. Depois foi tirado o erro de cada medida em relação a variação da massa, e com os valores de massa e volume em mão determinamos a densidade do alumínio. Utilizando a seguinte formula:

ρ=(Massa(g))/(volume(cm^3))

Calculamos o desvio relativo da densidade (ρ) coma auxilio da formula:

D=∆ρ/ρ=(∆M/M+∆V/V)

Calculamos o desvio percentual da densidade, multiplicando o desvio relativo por cem. Calculamos a densidade média das peças.

(densidade calculada+desidade adotada)/2

Comparamos o valor obtido com o valor real da densidade do alumínio (2,6989 g∕〖cm〗^3). E determinamos o desvio estatístico de cada medida da densidade em comparação com o valor real.

Resultados

Durante o procedimento experimental no primeiro passo, ao verificarmos as dimensões dos paralelepípedos de alumínio inscritas na embalagem, observamos os seguintes números:

Logo após medimos cada peça com o paquímetro, obtendo os dados:

Evidenciando o erro de cada medida em relação as da embalagem.Peça1, não houve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com