TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Matematica Financeira

Ensaios: Trabalho De Matematica Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 3

cardiovascular, dengue, obesidade e câncer foram apresentados por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) durante a ‘3ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação’ organizada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Os trabalhos do IOC fazem parte dos mais de 300 projetos e produtos financiados pela agência estadual de fomento, apresentados ao público entre os dias 10 e 12 de outubro, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, no bairro da Saúde, Centro do Rio de Janeiro (RJ).

Foram abordados os mais diferentes temas, como alimentos, meio ambiente, cidadania da pessoa com deficiência, saúde do idoso, produção de novos fármacos, dentre outros.

O presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques, destacou que a realização da terceira edição da Feira mostra à sociedade a importância dos projetos desenvolvidos por meio dos programas de financiamento da instituição. “Ao longo de seus 33 anos, a Faperj vem se consolidando junto à comunidade científica e tecnológica do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos configuram o amadurecimento da agência em suas atividades de fomento, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da cultura e da economia do Estado”, avaliou.

Câncer e obesidade

Quem passou pelos stands da feira pôde ter um contato mais próximo com os estudos desenvolvidos nas bancadas dos laboratórios. Uma das experiências foi ver de perto células do tecido tumoral por meio do microscópio.

A pesquisadora e chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC, Patrícia Torres Bozza, apresentou o projeto vinculado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para o Controle do Câncer do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (INCT/CNPq). De acordo com a especialista, o laboratório está pesquisando os mecanismos que elevam os riscos de pacientes com obesidade a desenvolverem câncer. “Estamos pesquisando as alterações de metabolismo lipídico nas células tumorais e realizando tanto a identificação de biomarcadores para detecção precoce de alterações tumorais quanto novos alvos para desenvolvimento terapêutico”, explicou.

Fisiologia cardiovascular

Já o estudo desenvolvido pelo Laboratório de Investigação Cardiovascular do IOC investiga atletas lutadores que precisam perder peso rapidamente antes da competição e para isso fazem regimes drásticos, restringindo a ingestão de alimentos e líquidos, além de consumirem medicamentos diuréticos.

De acordo com o pesquisador e chefe do Laboratório, Eduardo Tibiriçá, os procedimentos contrariam a fisiologia do organismo e, por isso, a necessidade de estudar as implicações cardiovasculares e inflamatórias desses procedimentos, comparando com quem não faz este tipo de manobra para perder peso. “Esse tema é bem atual, vemos muito isso acontecer no dia-a-dia. Os atletas que adotam procedimentos inadequados podem adquirir complicações médicas graves, que podem levar até a morte. Em função disso, procuramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com