TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Mecânica

Trabalho Escolar: Trabalho Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

Câmbio Automotivo

Como funciona o Câmbio manual (mecânico)

O que é o câmbio manual? Qual a diferença entre o automático e o manual? Veja ainda as vantagens e as desvantagens na hora de escolher o seu câmbio.

Postado em 24/09/2012 às 13:42

Tweet comentários

Durante qualquer trecho percorrido por um veículo, o condutor sentirá a necessidade de administrar velocidades distintas, às vezes, aumentá-la para ir mais rápido, às vezes, desacelerar, ir devagar. Para que o veículo possa ser capaz de se deslocar em diversas escalas de velocidades foi criado o sistema de câmbio, ou transmissão.

A transmissão (ou câmbio), em síntese, é o sistema formado por um conjunto de engrenagens que permite ao condutor regular a velocidade e o torque apropriados às condições de locomoção do veículo.

Vale relembrar que o torque de um motor é, no universo automobilístico, a medida da capacidade de um veículo para desenvolver força.

Princípios básicos

É o câmbio que comunica às rodas do veículo a potência do motor transformada em energia mecânica. Em veículos convencionais (com motor dianteiro), a transmissão se inicia no volante, passando pela embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e pelo diferencial, até alcançar as rodas traseiras.

Nos veículos com motor frontal e tração nas rodas dianteiras ou veículos com o motor e tração traseiros, o câmbio é feito através de eixos curtos, dispensando o eixo transmissão.

O diferencial permite que as rodas girem em diferentes velocidades. Trata-se de um dispositivo mecânico que tem a função de dividir o torque do motor, de modo igual, entre dois semieixos possibilitando o giro das rodas em rotação diferentes.

As engrenagens do diferencial transferem as rotações da esquerda para direita da transmissão, transformando em movimento para frente, ou transferem as rotações da direita para esquerda (no caso da marcha ré, que muda o sentido de rotação do eixo cardan).

Função da caixa de marchas

A caixa de câmbio (ou de marchas) funciona como um multiplicador de força e/ou velocidade do motor, permitindo que o motor forneça às rodas a força adequada para o deslocamento do veículo a cada nova situação (acelerar, desacelerar, deslocar em aclives ou declives etc).

À cada marcha ou velocidade do câmbio, a proporção de rotação do motor e a rotação do eixo varia de modo concomitante. Quanto maior a rotação do motor em relação à rotação do eixo, maior será a força e menor a velocidade.

No caso contrário - de menor rotação - maior será a velocidade e menor percentual de força.

Sabemos que a escala de possibilidades de velocidades que um veículo é capaz de desenvolver pode ser infinita, portanto, delimita-se, muito mais por questões de praticidade e de dirigibilidade, que uma caixa de velocidades pode possuir 5 marchas (velocidades), em média, dependendo do tipo de veículo. A marcha ré, note-se, não entra na contagem, por se tratar de uma marcha invertida.

Nos veículos pesados, como caminhões e veículos off road, pode-se chegar a 18 ou 36 marchas.

Importante entender que a quantidade de marchas de um veículo não significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com