TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Trabalho Universitário: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

Este trabalho tem por finalidade enfatizar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil e o seu desenvolvimento, pois o educador proporciona aos seus alunos todo um conhecimento construtor e inovador ao qual o próprio se identifica. As escolas facilitam a aprendizagem utilizando-se de meios para sua qualificação em um ambiente alfabetizador em um processo de aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

A Educação Infantil, é uma fase onde será marcada toda sua vida, é o ponto chave dela para uma vida social.

Toda educação bem sucedida usam métodos bem trabalhados apesar de diferentes, usam uma so finalidade o “cuidar e educar” e este é o principal responsável por uma organização de um bom trabalho realizado com as crianças.

O RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil) reforça também uma necessidade de uma idealização , da relação entre educar/cuidar, na Educação Infantil a criança precisa de orientação,para conseguir assimilar tudo o que lhe é transmitido. O RCNEI foi criado para dar um suporte ás crianças para um desenvolvimento no qual lhes integram como cidadãos com os seus direitos reconhecidos.

O professor deve compreender que a criança aprende e deve propor atividades em seu planejamento onde ele cuida e educa e este planejamento estará justificando sendo simples prover as aulas. Com um bom planejamento as aulas renderão mais e ficarão mais fáceis de serem ministradas e o educador não ficará ”perdido” assim que adentrar a sala de aula.

Alguns metodos são abrangidos para uma motivação maior do aluno como: conversas sobre um determinado texto, leitura silenciosa destacando as palavras desconhecidas, leitura em voz alta pelos alunos, leitura em voz alta pelo professor, elaboração de perguntas a partir do texto e reprodução do texto, e nesse ambiente alfabetizador que a criança estará introduzindo o mundo letrado no qual deverá ser introduzido também um projeto pedagógico caracterizando um ambiente alfabetizador.

A prática também de se organizar rodas de conversas tras inúmeros significados por meio de linguagens oral, idéias e valores que estará presentes, podendo levar as pequisas, reflexão e conhecimentos.

Para a criança, o brincar é uma atividade cotidiana e é muito importante porque ela expressa sentimentos e estimas, toma decisões próprias partilha sua individualidade por meio de diferentes linguagens, usando o corpo, sentido e movimentos e solucionando problemas e criando também.

Segundo Mitchell (1938 apud PEREIRA, 2005)

O brinquedo, para a criança pré-escolar, é a coisa mais séria do mundo e é tão necessário ao seu desenvolvimento físico como o são o alimento e o descanso. (...) Na vida da criança, o brinquedo assume a importância que o adulto concede ao trabalho. A criança brincando todo o dia ocupa-se de sua própria educação. Ela aprende a agir pelas ações, pelas experiências e pelos erros cometidos. O seu maior interesse é explorar, manejar e descobrir as coisas e o que delas pode advir. Durante tal processo estará também formando maneiras de sentir, pensar e agir, que definirão mais tarde a sua personalidade.

Para Friedrich Froebel na infância, os primeiros anos de vida, é muito importante, o brinquedo acaba sendo essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com