TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Dissertações: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução:

Cada criança tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. É assim na vida , é assim na escola. A escola é o lugar onde todas as crianças devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens diferentes.

As crianças são o resultado de suas experiências, pois aprendem vivenciando e experimentando o mundo à sua volta com sentido e significado real. A criança precisa ser estimulada pelos adultos, mas também entre si, pois as experiências são diferentes e todas são necessárias para a convivência neste mundo.

Portanto, a criança aprende com o meio social no qual está inserida e dentro de sua cultura. Propiciar situações variadas para que ocorra este aprendizado é tarefa dos pais e professores, estimulando as crianças em novas aprendizagens.

Dessa forma, a Educação Infantil é um importante caminho para formar homens agentes de sua história, cidadãos críticos, reflexivos e capazes de transformar sua realidade.

Desenvolvimento:

A criança constrói uma história pessoal que vai se fazendo na cultura familiar e que se define em função da classe social que sua família ocupa, do espaço geográfico que habita, da cor de sua pele, das especificidades do seu desenvolvimento e das vivências socioculturais, que em funçao desses fatores lhe são oportunizadas. A criança deve ser entendida como um ser capaz de construir sua identidade e sua cultura, um ser social.

Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhe são oferecidas. Para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhe novos significados.Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuem anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. É brincando que a criança estabelece os diferentes vínculos entre as características do papel assumido e as relações que possuem com outros papéis. Pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para resolução de problemas que lhe são importantes e significativos.

Uma educação capaz de estimular a reflexão, a criatividade, a crítica e a troca de experiências, só será possível mediante uma concepção de educação que valorize o homem e seu fazer localizado no tempo e espaço. De acordo com essa perspectiva, a educação deve ser libertadora, inclusiva e proporcionar oportunidades diversas de aprendizagens. As crianças desde bem pequenas já devem ser estimuladas no desenvolvimento de sua auto estima, autonomia e cidadania, pois como seres sociais tornam-se pertencentes a uma classe social, que apresenta uma linguagem decorrente das relações ali estabelecidas.

Neste sentido, cabe à escola reconhecê-las como seres atuantes na sociedade, e no caso da educação infantil, deve lhe oferecer oportunidades de manusear, observar, identificar, enumerar, classificar objetos e situações do mundo, se tornando um recurso precioso, completando a ação desenvolvida pela família para um desenvolvimento seguro e sadio da criança.

Dessa forma, a criança não fica exclusa do processo educacional. A escola de educação infantil, se torna um estímulo para a criança na medida que exige uma organização das atividades num ambiente rico em desafios, respeito à criatividade e espontaneidade da criança. Valorizando também o comportamento criativo, através de atividades lúdicas, espontâneas, de expressão e solução de problemas, que canalizam a energia da criança para um desenvolvimento psicológico e intelectual sadios.

Compreender o espaço da criança vai além da teoria. A prática de cada educador se faz a cada dia, convivendo com novas situações. São grandes os desafios que o profissional docente enfrenta, mas manter-se atualizado e desenvolver práticas pedagógicas eficientes é o primordial. O professor não deve deixar de ter o gosto pelo estudo, pela leitura ,senão não irá transmitir esse gosto para seus alunos. O professor que não aprende com prazer não ensinará com prazer.

É nesse contexto educacional, de múltiplas relações que o professor se tornará ao mesmo tempo formador e formando, pois ao mesmo tempo em que está exercendo seu papel em uma sala de aula, está também em outro dado momento, em outra sala de aula,(re) construindo novos saberes.

A responsabilidade do educador infantil é muito grande, pois sendo o adulto alguém que a criança tenta imitar, cabe ao educador ser possuidor de um carinho imenso com seus alunos, pois é através de um olhar, do toque, que muitas crianças revelam suas emoções de tristeza e alegria. Primordialmente, além de todo conhecimento que se tenha a partir da teoria, a prática do educador infantil será grandiosa quando puder contribuir de forma ativa no crescer e desenvolver de atitudes de respeito e afeto das crianças.

Em nossa sociedade as crianças estão desde cedo em contato com a língua escrita e logo se interessam por ela, pela sua função social e querem saber sobre o seu funcionamento. Quanto mais contato, maior o interesse e a curiosidade. O longo processo de alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com