TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Ensaios: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A educação está voltada ao desenvolvimento do individuo respeitando as diferenças e a individualidade de cada um, levando o educador a buscar o desenvolvimento das crianças orientando-o com um ensino de qualidade respeitando suas habilidades em seu rendimento escolar e valorizando seu tempo a partir de sua chegada ao ambiente escolar.

A partir do momento em que ensinamos e lidamos com a mente do ser humano, precisamos estar consciente do que pode vir pela frente, por isso é que tudo que ensinamos em sala de aula deve obter sentido, pois nada sem sentido tem valor, então o aluno deve compreender que a sociedade é fruto de sua ação enquanto ser social, que ele não é mero agente passivo da sociedade, mas sim um agente transformador.

Diante disso, a importância da educação, é apropriação da cultura, pois cada ser humano obtém a sua história, ou seja, a sua característica própria, sendo assim a educação destinada ao desenvolvimento do indivíduo acaba acatando sempre as diferenças e a individualidade de cada um.

Tenha uma boa leitura!

A educação é existente há muito tempo, desde os povos primitivos e que teve como um dos principais motivos à adequação do indivíduo com o seu espaço e logo sim poder compreender que os preceitos da educação como distinguimos são baseados e transformados através do tempo, modificado de acordo com a história do tempo.

História vem ser uma interpretação do homem no tempo onde ele se ressalta da necessidade de que ele se transforma e transforma os acontecimentos do passado para uma integração e interpretando os acontecimentos para os dias atuais e presentes.

Logo a Pedagogia além de ser um ato de educar é também se doar inteiramente aos pequenos seres que dependem de nós educadores o seu futuro para serem grandes transformadores da sociedade e da história. A Pedagogia através da ação do homem transforma uma herança cultural.

Sabemos que o homem por ser um ser histórico o seu ato de agir e também suas práticas mudam o tempo e muda a história, a educação impõe aos povos para sobrevivência, devido a isso podemos dizer que a educação é mediadora entre o indivíduo e a sociedade. A educação é um processo de conhecimento transmitido ao individuo as atitudes necessárias para que tenha condições de se integrar na sociedade.

Portanto o processo educativo no contexto histórico se da à importância em conhecer a história como forma de descobrir as relações de poder que delas resultam. A educação oriental era a transição da sociedade primitiva para os primeiros estágios da civilização. A educação oriental se preocupou em reproduzir o passado diante a supressão da individualidade.

A educação grega (de onde era o berço da civilização) teve como um dos seus maiores representantes alguns filósofos como: Sócrates, Platão e Aristóteles, pois cada um desses filósofos teve uma grande contribuição para educação daquele tempo e ainda continua tendo até hoje nos tempos atuais.

Já na educação romana, os romanos tinham uma mentalidade prática e procuravam alcançar resultados concretos adaptando aos meios aos fins, no qual eles tinham uma adaptação á formação do caráter moral.

Na educação medieval havia criticas ao conceito liberal e individual dos gregos e o conceito de educação prática dos romanos, a educação dos povos europeus era voltados aos ideais da doutrina da Igreja Católica. A educação no renascimento estava voltada em uma nova educação. A educação no Brasil apresentou sobre ao predomínio dos jesuítas na educação dos índios.

A sociologia se dá aos fatos sociais que são impostos ao individuo e que tiveram alguns principais expoentes grandes referências para a sociedade atual:

• O Positivismo de Emile Durkheim e a sua influência na educação;

• Karl Marx e a sociologia crítica, a educação como processo de transformação;

• Marx Weber com a sociologia compreensiva.

A Psicologia é a compreensão de como e porque os indivíduos comportam-se em determinada situação e a maneira através a qual se da o seu desenvolvimento no ambiente em que vive.

O papel da Psicologia é adquirir as modificações envolventes nas relações do individuo com o mundo.

 Atividades que poderão ser trabalhadas em sala de aula:

Primeiramente atividades com o nome, pois o nome é o inicio de todas as atividades na educação infantil por ser uma referência própria de cada aluno por serem expressivos para eles, muitos alunos chegam à escola sem saber escrever o nome diante disso a confecção de crachás é necessária logo no primeiro dia de aula, é uma forma de adaptar a criança com as letras;

Brincadeiras com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com