TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Ensaios: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 5

2 AS MEMÓRIAS DE SUA INFÂNCIA E AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

Nasci em Altônia, 11 de fevereiro de 1996, aos seis meses me mudei para um sítio, que fica na divisa de Iporã com Altônia. Com pouco mais de um ano minha mãe ficou grávida de outra menina.

Boa parte da minha infância eu morei no sítio, brincava com animais, por conta disso não freqüentei pré-escola.

Aos seis anos comecei a estudar na primeira séria do fundamental, tendo como professora Maria Josefa, foi ela que me ensinou a ler e a escrever, com seu jeito meigo de ser. No ano seguinte me mudei para Iporã.

Com o passar das séries iniciais conquistei valores e amigos (que guardo até hoje), ensinamentos e experiências que jamais serão esquecidas.

Com dez anos fui para o ginásio, nova escola, novos amigos, novos professores; a mais nova da sala, a mais baixinha, e a mais bravinha, tive que lidar com piadinhas a respeito do meu tamanho, e como forma de me defender acabei por ficar grossa (fase esta de na me orgulho nada) para tudo o que falavam a meu respeito, ao fato de ser baixinha eu acabava por responder de forma grosseira, dava “patadas” em todo mundo até nos meu amigos. Pelo fato dos meus amigos levarem na brincadeira, acabei me acomodando a esse jeito de agir, conforme fui crescendo e amadurecendo vi que essa atitude era errada, decidi então mudar meu comportamento. Após essa decisão percebi mudanças no comportamento dos meus amigos para comigo.

Aos dez anos minha vida mudou bastante, pois minha mãe ficou grávida novamente, portanto, tive que assumir diversas responsabilidades. Como minha mãe trabalhava fora tive que cuidar dos meus irmãos, do serviço da casa, além de tirar notas boas na escola.

Nas séries finais do ensino fundamental tive ótimos professores, mas também tive professores que deixaram a desejar, pois, não passaram para os alunos o que eles tinham de melhor.

Na sétima série um professor que fez a diferença no meu aprendizado foi o professor Cláudio, de educação física, pois, ele nos ensinou o básico de várias modalidades praticadas em competições, tais como competições escolares e de olimpíadas.

Os demais professores, lógicos cada um tinham uma prática diferente de ensinar, mais acredito que poderiam ter chegado a um estágio mais profundo de desenvolvimento.

Ensino Médio, ai sim as coisas começam a mudar, professores mais “criativos”, eu particularmente gostava muito das professoras Rosa e Lusia – professora de matemática que de um modo diferente (que eu não consigo explicar) de incentivar os alunos a estudar matemática, a outra elaborava brincadeiras, gincanas, para estimular os alunos, respectivamente. Outro professor era o Alcindo professor de filosofia e sociologia, ele preparava aulas bem práticas e até divertidas; e o outro era o professor Silas, de artes, ele promovia teatro, danças e até apresentações de música em grupo, para apresentar em sala de aula.

A partir daí minha cabeça também começa mudar, pois, era ano de Enem, vestibular, a idéia de trabalhar também já começava a aparecer e ser até necessária.

Enfim, as lembranças e as experiências mais marcantes da minha vida (que consigo lembrar-me) são essas, espero aproveitar muito e que um dia possa olhar para trás e me orgulhar de todas as decisões que tomei.

3 AS EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA

Desde pequena sempre quis ser professora, na época eu falava que ia lecionar matemática. Mas com a passagem para o ginásio, acabei percebendo que não queria mais ser professora de matemática, pois, achava que era difícil demais (porque minha professora não tinha autoridade dentro da sala, e não conseguia dar aula, portanto, eu não aprendi nada em matemática naquele ano (tudo o que ela passava parecia grego).

Logo depois decidi fazer geografia, o que também não durou muito pelo mesmo motivo.

Então, um dia assistindo um filme no qual a garota fazia direito, acabei me interessando por direito, mais desisti porque vi que seria muito difícil conquistar uma bolsa no prouni e também pelo mercado de trabalho ser bem competitivo. Isso no final do ensino fundamental.

Já no ensino médio optei por cursar arquitetura e urbanismo. Prestei vestibular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com