TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

2 INTRODUÇAO

Ao pensarmos nas dificuldades de aprendizagem é preciso reconhecer em primeira instancia que na complexidade da escola, os processos envolvidos soa marcados por trajetórias diferenciadas, avaliadas como satisfatórias ou insatisfatórias . Nessa complexidade interatuam diferentes expectativas em relação ao domínio dos conteúdos escolares e apreensão do conhecimento.

Com as expectativas tão diversas, é compreensível que a escola produza uma relação de inadequação, descontinuidade, rotulação e fragmentação. Relação que coexistem com aquelas valorizadas com assertivas pedagogicamente corretas, enfim, adequadas as exigências que a sociedade, em seus diferentes momentos histórico, entende serem próprias á instituição escolar .

O desafio que se coloca a compreensão das dificuldades de aprendizagem tem gerado na maioria dos casos, estigmas e estereótipos que atingem a família, o aluno, os professores e muitas vezes a própria escola, enfatizando as condições incapacitantes ao aprender. Na perspectiva adotada neste estudo, consideramos que aprender, não aprender ou ter dificuldades para aprender, constituem percursos distintos que dizem respeito a um mesmo processo .

Assim, a aprendizagem engendra múltiplas possibilidades e seu sucesso ou insucesso, dependendo das condições de construção ou reconstrução que não esta localizadas isoladamente no sujeito, ou no meio, ou nos abjetos de apropriação e aprendizagem.

No presente estudo, nossa discussão não recaiu sobre definições, nomenclaturas, classificações ou avaliações das dificuldades de aprendizagem. Buscamos destacar as significações produzidas por alunos e professores envolvidos diretamente com as salas de apoio, espaço usados para ofício de trabalho com alunos.Nesse sentido, interessou-nos por no visível o olhar dos professores que atuam nesse espaço e o olhar dos alunos que freqüentam escola eles são considerados alunos com dificuldades de aprendizagem .

Desse modo um questionamento acerca do espaço de sala de aula, pois frente ao processo de globalização e modernidade, a sala de aula ainda pode ser considerada um ambiente propício à construção da aprendizagem também serve para disciplinar, manipular e observar os momentos e ações dos educando e, desta forma, moldá-los para seguir padrões já estabelecidos.

A importância de estudar o assunto apresentado se dá pelo fato de se perceber o elevado nível de evasão e fracasso escolar. Alem disso, o presente trabalho em busca de mostra a necessidade de conhecer o assunto abordado para profissionais envolvidos na educação passam desempenhas um papel eficaz na construção da educação de todos os envolvidos.

O pedagogo tem o papel de se restringe em observar o aluno e auxiliar em seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas pontualidades.

3 DESNVOLVIMENTO

O termo dificuldade de aprendizagem começou a ser usado na década de 60 e até hoje na maioria das vezes é confundido por pais e professores como um simples desatenção em sala de aula ou criança desobedientes. Mas a dificuldade de aprendizagem refere- se a um distúrbio que pode ser gerado por serie de problemas cognitivos, emocionais ou neurológicos, que podem afetar qualquer área do desempenho escolar.

O termo aprendizagem e suas implicações tratam de uma defasagem entre o desempenho real e o observável de uma criança e o que é esperado dela quando é comparada com a media das crianças de uma mesma faixa etária, tanto no aspecto cognitivo como em uma visão psicrométrica. Dificuldades de aprendizagem seriam incapacidades funcionais ou dificuldades encontradas na aprendizagem de uma ou varias matérias escolares.

Dificuldade de aprendizagem especifica significa uma perturbação num ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na compreensão ou na utilização da linguagem falada ou escrita que pode manifestar- se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever, soletrar. O tema inclui como problema perspectivos, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e afasia de desenvolvimento . O termo não engloba crianças que tem problemas de aprendizagem resultantes de deficiências, visuais, auditivas, ou motora.

Dificuldades de aprendizagem representa um falha no processo da aprendizagem que originou o não aproveitamento escolar. Pensando não somente em termos de falhas no conhecimento, mas também no ato de ensinar, este problema não se traduz somente como um problema inerente ao sujeito aprendiz no sentido de competência e potencialidades, mas sim em uma constelação maior de fatores e de inter- relação.

É importante ressaltar que no entanto, que o desenvolvimento de uma criança começa no interior da família, por este motivo Oe pais têm como obrigação criar um ambiente saudável de confiança, pois é na família que deveria se perceber as primeiras dificuldades de uma criança coisa que não acontece na maioria das vezes esses problemas são diagnosticados na escola .

Desde os primeiros momentos de vida a criança encontra-se dependente dos outros para sobreviver. Para que conquiste sua independência é preciso um processo de desenvolvimento evolutivo para buscar uma personalidade madura e harmoniosa com a combinação de fatores constitucionais, desenvolvimento psicomotor, intelectual e afetivo social, com a integração destes elementos a criança vai traçando seu perfil e sua identidade se completando com um modelo de conduto.No momento em que a criança começa a freqüentar a escola, seus colegas e professores fazem parte de sua família; e esta fase da vida da criança que se pode perceber melhor se ela tem algum tipo de dificuldade de aprendizagem. É neste período que ela começa a ter novos desafios o que na maioria das vezes ela não tinha enquanto estava somente no convívio com a família.A criança que apresenta dificuldade na aprendizagem em sua maioria apresenta sintomas diversos como à tristeza, a timidez e a perda de iniciativa, agressividade, a ansiedade, tem dificuldade em se relacionar com os colegas e muitas vezes o professor não percebe que aquela criança tem uma dificuldade de aprendizagem e acaba por titulá-la como aluno problema.

Atualmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com