TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pedagogia

Artigos Científicos: Trabalho De Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA, LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Didática, Língua Brasileira de sinais e Responsabilidade social e Meio Ambiente”, sob orientação da Tutora EAD Jane Fonseca.

Niterói

2014

Introdução

Neste trabalho, pretendemos falar sobre o meio envolvente do homem no dia a dia,como por exemplo: os recursos naturais, poluição, resíduos urbanos, desenvolvimento sustentável, entre muitos outros.

Levantaremos os principais problemas que afetam a comunidade Vila Verde cortada por um córrego poluído e vamos propor soluções para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Passo 1

Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano Medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego

Transbordamento do córrego em dias chuvosos Não jogar lixo nas vias públicas.

desmatamento na área do córrego e assoreamento do leito do curso

d'água.

Replantio da vegetação em algumas áreas do córrego , desassoreamento do leito do curso d'água .

captação da água contaminada do córrego de forma irregular para irrigação de hortas caseiras . O aparecimento de doenças como hepatite, diarréias, verminoses se deve ao consumo dessas hortaliças.

Orientação de profissionais quanto ao perigo da captação e uso da água contaminada do córrego.

Ações de tratamento de esgoto.

despejo do esgoto doméstico e industrial " in natura" no corrégo assim como de material poluente oriundo de uma fábrica de tecidos .

criação de rede coletora de esgoto,denúncia aos órgãos de proteção ao meio ambiente que tomarão as providências cabíveis quanto aos proprietários da fábrica polente.

Passo 2

Grupos da sociedade Civil Organizada Ações que podem ser desenvolvidas

Rádio Comunitária Divulgação das datas, horários e pauta de reunião da Associação de Pais e Mestres na escola do bairro para discutir as melhorias do córrego da comunidade.

Agentes comunitários da saúde Os agentes comunitários da saúde podem ajudar na prevenção de doenças dos moradores da comunidade.

Grupo religioso Os grupos religiosos podem montar pequenas instituições para as crianças com o objetivo de implantar no modo de viver das crianças desde pequenas que devemos cuidar do que Deus deixou para o ser humano cultivar.

Panfletagem Alguns moradores poderiam divulgar além da rádio comunitária fazer panfletagem pela comunidade chamando aos moradores a ter mais cuidado com o córrego de água.

Escolas As escolas ao redor da comunidade Vila Verde poderiam promover eventos conscientizando a todos os moradores a conservar o córrego.

Passo 3

Ações que podem ser desenvolvidas na escola Detalhamento das ações

Adoção de produtos de limpeza biodegradáveis. Substituir os produtos de limpeza tóxicos utilizados na lavagem de utensílios e dependências da escola por produtos biodegradáveis.

Conscientizar a equipe de limpeza sobre os danos ambientais e à saúde causados por solventes tóxicos e produtos a base de componentes poluentes.

Conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de adotar produtos biodegradáveis dentro e fora da escola.

Propor que as crianças lavem as mãos com sabão biodegradável e que a água das pias seja reutilizada para a lavagem das calçadas da escola.

Coleta seletiva Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.

Na próxima fase, é necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material.

Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens.

Sustentabilidade Fazer palestras mostrando:

Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.

- Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.

- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com