TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Exames: Trabalho De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

1. Descreva o modelo atômico proposto por Dalton?

• Toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos.

• Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas.

• Átomos de diferentes elementos apresentam massa e propriedades diferentes.

• Átomos são permanentes e indivisíveis, não podendo ser criados e nem destruídos.

• As reações químicas correspondem a uma reorganização de átomos.

• Os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas.

2. Descreva o modelo atômico proposto por Thonson?

Thomson demonstrou que os raios catódicos podiam ser interpretados como sendo um feixe de partículas carregadas de energia elétrica negativa. A essas partículas denominou-se elétrons. Por meio de campos magnético e elétrico pôde-se determinar a relação carga/massa do elétron.

Consequentemente, concluiu-se que os elétrons (raios catódicos) deveriam ser constituintes de todo tipo de matéria pois observou que a relação carga/massa do elétron era a mesma para qualquer gás empregado. O gás era usado no interior de tubos de vidro rarefeitos denominadas Ampola de Crookes, nos quais se realizavam descargas elétricas sob diferentes campos elétricos e magnéticos.

Segundo Thomson, o átomo seria um aglomerado composto de uma parte de partículas positivas pesadas (prótons) e de partículas negativas (elétrons), mais leves.

3. Descreva o modelo e contribuição de Marie Curie?

A identificação de três diferentes tipos de emissão radioativa - mais tarde chamados de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radioatividade.

Marie Curie faleceu em 1934, depois de muitos problemas de saúde, provavelmente em razão da contínua exposição à radiação. Mas com certeza sua vida não foi em vão, graças a ela hoje a radioatividade é usada amplamente: uso na radioterapia, raios x, radiação de alimentos (para conservá-los), dentre muitas outras utilidades. Inclusive as doses de radiação utilizadas em tratamentos são chamadas de micro-curies.

O elemento de número atômico 96 da tabela periódica, de símbolo Cm, foi nomeado de Curio em homenagem a Marie e Pierre Curie. Essa brilhante cientista deixou uma frase: “Nada na vida é para ser temido. É tudo para ser somente entendido

4. Qual a contribuição de Rutherford?

Rutherford concluiu que a lâmina de ouro seria constituída por átomos formados com um núcleo muito pequeno carregado positivamente (no centro do átomo) e muito denso, rodeado por uma região comparativamente grande onde estariam os elétrons.

Nesse contexto, surge ainda a ideia de que os elétrons estariam em movimentos circulares ao redor do núcleo, uma vez que se estivesse parados, acabariam por se chocar com o núcleo, positivo.

5. Bohr encontrou as camadas atômicas, quais são?

Essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com