TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Artigos Científicos: Trabalho De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/1/2014  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Óxidos

Nome da substancia: Oxido Nitroso

Formula da substancia: N2O

Função pertencente: óxido

Utilização ou importância: Por muito tempo foi conhecido como gás hilariante, gás do riso ou simplesmente nitro pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo e aumentar a potencia de motores à combustão. O Óxido Nitroso é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma química em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.

( Oxido Nitroso – Gás do riso usado em consultório odontológico )

Nome da substancia: Dioxido de enxofre

Formula da substancia: SO2

Funçao: Oxido

Utilização ou importância: Esta presente nos combustíveis automotivos e é ainda utilizado como desinfectante, anti-séptico e anti-bacteriano, como agente branqueador e conservador de produtos alimentares, nomeadamente frutos secos e ainda na produção de bebidas alcoólicas e particularmente no fabrico do vinho

( Dioxido de enxofre presente nos combustiveis )

Nome da substancia: Monoxido de carbono

Formula da substancia: CO

Funçao: Oxido

Utilização ou importância: O monóxido de carbono é um agente redutor, retirando oxigênio de muitos compostos em processos industriais (formando CO2), como na produção de ferro e outros metais a partir de seus minérios e hidrogênio a partir da agua. Também se combina com o níquel metálico produzindo um composto volátil que é usado na purificação deste metal (processo Mond). Também é usado na síntese de vários compostos orgânicos, como ácido acético (processo Monsanto), plásticos, metanol e formatos.

( o monóxido de carbono é utilizado para fabricação de plásticos)

Nome da substancia: Oxido de cálcio ( Cal, Cal virgem )

Formula da substancia: CaO

Funçao: Oxido

Utilização ou importância: Aplicado nas áreas das indústrias siderúrgicas, de açúcar e de celulose. Todas elas são comercializadas em recipientes (plásticos, metálicos e outros) ou a granel, na forma de blocos (tal como sai do forno), britada (partículas de diâmetro 1 a 6 cm) ou moída e pulverizada (85% a 95% passando na peneira 0,150 mm).

Nome da substancia: Oxido de magnésio

Formula da substancia: MgO

Função pertencente: óxido

Utilização ou importância: O magnésio é usado no desenvolvimento de qualquer cultivo influenciando diretamente sua produtividade. É um dos macronutrientes mais exigidos no metabolismo vegetal, chegando a representar até 3% da matéria seca.

Como elemento central da molécula de clorofila, o magnésio está diretamente ligado a produção de energia, tornando todas as demais funções metabólicas dependentes de sua atuação.

( O magnésio esta presente na clorofila que dá coloração as plantas)

Ácidos

Nome da substancia: ácido clorídrico

Formula da substancia: HCl

Função pertencente: ácido

Utilização ou importância:É comercializado com o nome de ácido muriático e é utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfícies metálicas antes da soldagem. O HCl é um componente do suco gástrico, conferindo a ele um pH adequado para a ação das enzimas digestivas gástricas.

(O acido muriatico é utilizado para fazer limpeza de pisos)

Nome da substancia: ácido fluorídrico

Formula da substancia: HF

Função pertencente: ácido

Utilização ou importância: É usado na produção de sais fluorados, gases de refrigerantes, criolita, agrotóxicos, detergentes, teflon, na purificação de minérios (denióbio e tântalo), na alquilação de petróleo (gasolina de alta octanagem) e no enriquecimento do urânio para fins de geração de energia nuclear.

( Frasco de ácido fluorídrico)

Nome da substancia: ácido cianídrico

Formula da substancia: HCN

Função pertencente: ácido

Utilização ou importância: Usa-se muito o ácido cianídrico na fabricação do plástico, corantes diversos, acrílicos, pesticidas,fertilizantes agrícola e na extração de minérios como ouro e prata. Pode ser encontrado em algumas espécies de mandioca e em sementes de frutas como maçã, cereja,pêssego e amêndoas.

( o acido cianídrico é encontrado em sementes de frutas)

Nome da substancia: ácido nitrico

Formula da substancia: HNO3

Função pertencente: ácido

Utilização ou importância: É usado na fabricação de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); é muito útil para a indústria de fertilizantes agrícolas, permitindo a obtenção do salitre. É usado também na identificação de amostras de ouro.

Nome da substancia: ácido sulfúrico

Formula da substancia: H2SO4

Função pertencente: ácido

Utilização ou importância: Na industria de petroleo para remover

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com