TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Casos: Trabalho De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 11

Produção do Alumínio

Da bauxita é retirada a alumina que, por meio do processo de redução, é transformada em alumínio. A produção é constituída por uma série de reações químicas. Até mesmo a bau-xita é formada por um processo químico natural, proveniente da infiltração de água em rochas alcalinas em decomposição. Este minério pode ser encontrado próximo à superfície com uma espessura média de 4,5 metros. Sua extração é geralmente realizada a céu aberto com o auxílio de retroescavadeiras.

Antes de iniciar a mineração da bauxita, é necessário ter o cuidado de remover a terra fértil sobre as jazidas juntamente com a vegetação e reservá-la para o futuro trabalho de re-composição do terreno. Este trabalho, que acontece após a extração, é muito importante para a preservação do meio ambiente.

Depois de minerada, a bauxita é transportada para a fábrica, aonde chega ainda em seu estado natural. Lá, é iniciada a primeira de muitas reações químicas. A bauxita é moída e a-crescida de uma solução de soda cáustica, que a transforma em pasta. Aquecida sob pressão e recebendo novas quantidades de soda cáustica, esta massa se dissolve e forma uma solução que passa por processos de sedimentação e filtragem. Nesta etapa, são eliminadas todas as impurezas e a solução restante fica pronta para que dela seja extraída a alumina.

Em equipamentos chamados de precipitadores, a alumina contida na solução é precipi-tada pelo processo de "cristalização por semente". O material resultante precisa ser lavado e seco por aquecimento. Assim, é obtido o primeiro estágio da produção de alumínio: a alumina, que se apresenta sob a forma de pó branco e refinado, de aspecto semelhante ao açúcar.

Nesta fase, o processo químico denominado Bayer é o mais utilizado. Nele, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Estes cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise.

Uso Do Alumínio

O alumínio é um elemento químico cujo símbolo é Al e a massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre.

O alumínio é um metal leve, macio, porém resistente, de aspecto metálico branco, que tem um revestimento fino de um óxido. Esse óxido é não reativo e muito aderente e protege o alumínio de corrosão.

Algumas propriedades do alumínio:

• Excelente condutor de calor;

• Resistência à corrosão;

• Baixa densidade;

• Condutor de corrente elétrica;

• Possui baixo ponto de fusão.

Essas propriedades explicam a utilização do alumínio para fabricar utensílios de cozi-nha. Exemplo: panelas.

Na indústria, é usado para fabricar latas, é usado em tintas na forma de pó de alumínio, por ser um bom condutor de eletricidade é usado em cabos suspensos. Sua leveza, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especial-mente na aeronáutica.

Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades eco-nômicas. Outras utilizações do alumínio são:

• Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros.

Embalagens como papel de alumínio, latas e outras.

• Em janelas, portas, divisórias, grades e outros.

• Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.

• Transmissão elétrica.

Reciclagem

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar materiais cuja vida útil já se esgotou (sucatas de obsolescência) ou que foram gerados de forma não inten-cional (sucatas de processo), reintroduzindo-os na cadeia produtiva.

A reciclagem de diversos tipos de materiais é uma atividade que já movimenta R$ 3 bilhões ao ano no País, gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Essa iniciativa está passando por grandes mudanças para se adequar às exigências de volumes e qualidade e aten-der um movimento cada vez mais forte para a substituição e reaproveitamento das matérias-primas tradicionais, promovido por diversos agentes da sociedade.

O alumínio é o material mais lembrado quando se fala em reciclagem devido, princi-palmente, às suas propriedades que permitem que ele seja reutilizado inúmeras vezes sem perder suas características físico-químicas, pelo valor econômico atrativo e pela boa disponi-bilidade.

O material pode ser reciclado a partir de sucatas de produtos que não possuem mais vida útil ou de sobras do processo produtivo. Latas de refrigerante, utensílios domésticos, esquadrias de portas e janelas, componentes de fabricação automotiva e muitos outros podem ser reutilizados e empregados na obtenção de produtos novos, sem que o reaproveitamento implique perda de qualidade do metal.

Por meio de programas de educação ambiental, é possível estimular a consciência eco-lógica e incentivar a reciclagem, reduzindo a geração de lixo. A indústria do alumínio tem o compromisso de proteger o ambiente, obedecer às leis e regulamentos e se antecipar às suas exigências, obtendo eficiência máxima no uso das matérias-primas e eliminando os impactos que possam resultar de operações do setor.

Indicadores da reciclagem de alumínio no Brasil

Geração de emprego e renda para milhares de trabalhadores. Estimativas feitas pela Associação Brasileira de Alumínio-ABAL apontam a existência de aproximadamente 170 mil pessoas ligadas ao processo de reciclagem do alumínio, gerando 3,3 mil empregos diretos;

São 2,1 mil empresas atuando na cadeia de reciclagem, entre cooperativas, revendas, transportadoras, processadores, entre outras. Além da geração de empregos, recolhem impos-tos e movimentam a economia;

Somente a etapa de coleta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com