TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Dissertações: Trabalho De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 7

isciplina: Química

Densidade e métodos de separação e misturas

Equipe:

Sarah Lilian nº38

Stéphany Oliveira nº 39

TalissonEloia nº40

Talita Santos nº41

Taynara Matias nº42

Itapipoca-Ce

Março-2014

Fundamentação

Densidade

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, a água possui maior densidade do que o etanol, isso significa que num dado volume de água há mais matéria que em uma mesma quantidade de etanol. A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3).

Método de Separação

Separação de misturas é utilizada para isolar substâncias (ou outras misturas) em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. São vários os métodos de separação, tendo um método apropriado para cada mistura, por exemplo, decantação, imantação, filtração entre outros.

Decantaçãoé um processo que permite a separação de misturas heterogenias, tendo como fundamento as diferenças entre as substâncias.

Imantação é um processo de separação tendo como principal especialidade os metais, onde e utilizado um imã para separar um materialque é atraído pelo imã de outro que não o é.

A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás.

Procedimentos

1º Procedimento

Material: Béquer, água, ovo cru, sal.

Pegou-se o béquer e adicionou-se água, introduziu-se o ovo no béquer e observou-se. Retirou-se o ovo do béquer e adicionou-se sal na aguamisturou-se e novamente foi colocado o ovo no béquer e observou-se.

2ºProcedimento

Material: Arroz, pó de ferro, imã e vidro de relógio.

Colocou-se o arroz no vidro de relógio e adicionou-se o pó de ferro é misturou-se. Pegou-se o imã e foi passado por cima da mistura e observou-se.

3ºProcedimento

Material: Balão de decantação, suporte, óleo, água e béquer.

Colocou-se a água no béquer e após adicionou-se o óleo e observou-se. Foi colocada a mistura no balão de decantação e observou-se. Abriu-se a torneira do balão de decantação e após foi fechada e observou-se.

4º Procedimento

Material: Papel de filtro, funil, água, areia e béquer.

Foi colocado o funil sobre o béquer e foi colocado o papel de filtro estrategicamente no filtro.

Foi feita a mistura de areia com água em outro béquer e observou-se. A mistura foi colocada no filtro com o papel de filtro e observou-se.

5º Procedimento

Material; Agua na temperatura natural e na temperatura baixa (gelada), cloreto de sódio, balão de saída lateral, condensador, béquer, lamparina, funil, tripé de ferro e rolha. Foi colocado no béquer o cloreto de sódio junto com a agua e foi feito a mistura logo a pós foi despejado no balão de saída lateral a mistura e fechado com um rolha. No condensador foi colocado agua fria. E uma lamparina de baixo do balão de saída lateralobservou-se.

Resultado

1º Procedimento

Ao colocar o ovo no béquer com água, observou-se que o ovo ficou submerso na água, isso ocorreu devido á densidade da agua ser maior que a do ovo. Após foi retirado o ovo e feita a mistura do sal e água e novamente foi colocado o ovo no béquer com a mistura e observou-se que o ovo já não mais afundou. Isso ocorreu porque a densidade da agua foi alterada e ficou superior a do ovo não permitindo que ele afundasse.

2ºProcedimento

Ao passar o imã por cima da mistura o metal foi atraído pela força do imã separando-o do arroz.

3ºProcedimeno

Ao fazer a mistura o óleo ficou sob a agua devido sua densidade ser maior e ao abrir à torneira do balão de decantação, a água desceu primeiro do que o óleo, com isso a torneira foi fechada no momento em que desceu toda a agua no béquer fazendo a separação da mistura heterogenia.

4ºProcedimento

Ao colocar a mistura de agua e areia no papel de filtro a agua por ser liquida desceu pelos poros do papel de filtro ea areia ficou no papel de filtro.

5ºProcedimento

Ao colocar a mistura no balão de saída lateral foi colocado uma rolha para que quando a água entrar em ebulição e evaporar não sair para o ar, mas sim ser conduzido por um tubo ate o condensador, que continha agua fria na parte de fora dos tubos internos, isso para que quando o vapor quente da agua passar pelo tubo condensar e voltar para o estado liquido e ser feita a separação. Após evaporar toda a agua pode se observar que o sal ficou no fundo do balão concluindo a separação.

Conclusão

Densidade e métodos de separação e misturas

Equipe:

Sarah Lilian nº38

Stéphany Oliveira nº 39

TalissonEloia nº40

Talita Santos nº41

Taynara Matias nº42

Itapipoca-Ce

Março-2014

Fundamentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com