TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Ensaios: Trabalho De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

Destilação simples

Resultados e Discussão

A partir da análise da destilação simples que o CuSO4 (aq) foi submetido, percebeu-se que este processo resultou na separação total das substâncias que estavam inicialmente misturadas, a água e o sulfato de cobre, sem a perda de nenhum dos dois. A água contida no frasco era de aspecto límpido e de cor transparente, podendo-se deduzir que se trata de água relativamente pura já que o processo de evaporação ocorreu a temperatura constante, o que ocorre com compostos puros, e próxima a temperatura encontrada no CRC-Handbook of Physics and Chemistry (Ed) correspondente a temperatura de ebulição da água.

A seguir, serão apresentados alguns detalhes não relatados ou não muito bem esclarecidos anteriormente, ocorridos durante a prática:A solução de CuSO4(aq) foi aquecida até a ebulição, etapa em que ocorre a vaporização apenas da fase líquida. O vapor, ao ser expulso do balão de destilação, dirigiu-se para o condensador, onde os vapores d’água foram resfriados; quando entraram em contato com suas paredes frias, condensa-se retornando ao estado líquido. Em seguida, escorre pelo condensador, atingindo a unha; onde é recolhido em um frasco apropriado e recebe o nome de destilado (nesse caso, água destilada). No final desse processo o destilado fica retido no frasco e o sólido, no balão.

Conclusão

A partir da análise da experimentação, percebe-se que a destilação simples é um método muito eficaz na separação de misturas de sólido-líquido, permitindo que nenhum dos componentes iniciais da mistura que foi destilada se perdesse. A eficácia desse método foi evidente na separação da água do CuSO4, pois apenas o sulfato de cobre ficou retido no balão volumétrico que continha a mistura, enquanto a água se depositou no béquer ligado ao condensador.

A partir de métodos de separação de misturas como a destilação simples, nota--se a importância dela para a química, já que a destilação está presente desde os laboratórios de pesquisa até grandes empresas como a Petrobrás. Além disso, ela é um recurso muito útil para a preservação do ambiente, por exemplo, através do reaproveitamento da água suja a partir do tratamento desta, pois a preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades da sociedade no século XXI.

Matérias de laboratorio

RESULTADOS

A diversidade de materiais encontrados no laboratório de química promoveu a reflexão quanto as suas diferenças, semelhanças e modo de manuseio, apontando a possibilidade de combinação de materiais em determinados experimentos, havendo aqueles aos quais há propósitos específicos.

Observou-se a necessidade de cuidado ao manusear os instrumentos, devido a fragilidade dos materiais e possibilidade de riscos de acidentes mecânicos e químicos. Também por isso, devem ser consideradas as normas básicas de segurança que envolve o uso de jaleco, sapatos fechados, luvas, máscaras e óculos de proteção e outros acessórios.

Avaliou-se a importância do embasamento teórico, previamente ao experimento, permitindo a escolha correta dos materiais a serem utilizados; a equipe de experimentadores deverá registrar de modo detalhado e descritivo todo o evento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com