TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Artigo: Trabalho De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

1. Descreva 5 características dos metais.

As 5 características dos metais são:

São bons condutores elétricos.

São bons condutores térmicos.

Apresentam brilho e cor típicos.

Possuem boa flexibilidade.

Quase todos os átomos dos elementos metálicos a energia de ionização dos átomos livres de elementos geralmente é pequena.

2. Explique como ocorre a ligação metálica.

Consideremos um cristal de lítio metálico, o lítio cuja camada de Valência é a segunda, possui espaço para 8 eletros e, por isso, seus elétrons e os dos vizinhos podem acomodar-se nessas regiões. Assim cada átomo de lítio tem abundancia de espaço vizinho e escasso de elétrons de valência.

Por onde quer que se movam encontram sempre núcleo negativo para compensar a carga negativa.

3. Defina o que é uma liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.

Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não metais, mas sempre com predominância dos primeiros. As ligas podem ser formadas pela mistura dos metais no estado liquido e posterior resfriamento.

Exemplos:

LIGA COMPOSIÇÃO

Aço inoxidável - ferro, carbono, níquel e crômio.

Bronze - Cobre e estanho.

Aço - Ferro e carbono.

1. Resumo de como é produzido o ferro, mencionando os minerais que são utilizados nesta extração.

O ferro é um elemento químico extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, que depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes e adicionando carbono dá-se origem a várias formas de aço. Ele é o quarto elemento mais abundante da crosta terrestre, somente o alumínio é mais abundante que ele.

Ele é um metal maleável, tenaz, de coloração cinza prateado apresentando propriedades magnéticas. É encontrado na natureza fazendo parte da composição de diversos minerais, entre eles muitos óxidos, como FeO (óxido de ferro II, ou óxido ferroso) ou como FE2O3 (óxido de ferro III ou óxido férrico). Para obter-se ferro em estado elementar, os óxidos são reduzidos com carbono.

O ferro é o metal mais usado, com 95% em peso da produção mundial em ferro é indispensável devido ao seu baixo preço e dureza e utilizado para diversos bens de consumo, como caro e barcos. O aço é a liga metálica de ferro mais conhecida, sendo este seu uso mais freqüente. As ligas metálicas apresentam grande variedade de propriedades mecânicas, dependendo de sua composição e do tratamento que recebem.

Pode-se obter ferro a partir dos óxidos com maior ou menor teor de impurezas, a redução dos óxidos para a obtenção do ferro é através do alto forno ou forno alto. Nele são adicionados os minerais de ferro que: em presença de coque e carbonato de cálcio CaCO3 que atua como escorificante. No processo de obtenção geralmente é utilizado a hematita, para que essa temperatura seja diminuída, é adicionado o carbonato de cálcio (CaCO3). Além de promover a redução do ponto de fusão da hematita, ele atua reagindo com impurezas presentes como o dióxido de silício (SiO2) formando o metassilicato de cálcio (CaSiO3), conhecido como escória. O coque (carbono amorfo, com mais de 90% de pureza) é usado para promover a redução da hematita, transformando o Fe3+ em Fe(s). Inicialmente, o coque, em presença de excesso de O2 fornecido pelo ar, reage produzindo CO2.

O dióxido de carbono assim produzido, e também proveniente do carbonato de cálcio, reagem com o coque que é constantemente adicionado ao alto forno, produzindo CO. Este, por fim será o responsável por reagir com Fe2O3 produzindo Fe(s) e CO2.

Finalmente ocorre a combustão e a dessulfuração (eliminação do enxofre) devido à injeção de ar no alto forno, e por último são separadas as frações: a escória do ferro fundido, que é a matéria-prima empregada na indústria.

Os estados de oxidação mais comuns são +2 e +3. Os óxidos de ferro mais conhecidos são o óxido de ferro II (FeO), o óxido de ferro III (Fe2O3) e o óxido misto (Fe3O4). Forma numerosos sais e complexos com estes mesmos estados de oxidação. O hexacianoferrato II de ferro III, usado em pinturas, é conhecido como azul da Prússia ou azul de Turnbull.

São conhecidos compostos de ferro com estados de oxidação +4, +5 e +6, porém são pouco comuns. No ferrato de potássio (K2FeO4), usado como oxidante, o ferro apresenta estado de oxidação +6. O estado de oxidação +4 é encontrados em poucos compostos e também em alguns processos enzimáticos.O Fe3C é conhecido como cementita, contém 6,67 % em carbono. O ferro α é conhecido como ferrita, e a mistura de ferrita e cementita é denominada perlita ou ledeburita, dependendo do teor de carbono. A austenita é o ferro γ.

2. A importância do calcário para a produção de ferro.

A cal, também conhecida como óxido de cálcio é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário (de 825[1] a 900 °C). Também chamada de cal viva ou cal virgem, é um composto sólido branco, o Brasil é o sexto país no planeta com reservas naturais de calcário. É utilizado em siderúrgicas como carga de fabricação de aço nos fornos, como aglomerante, regulador de pH em tratamento de águas servidas, lubrificante para trefilagem de vergalhões de aço, dessulfurante das gusas altos em enxofre e refratários básicos de fornos de aço.

3. Gasto de energia (uso carvão como combustível) para produzir 1 quilo de ferro.

Provavelmente, a primeira produção de metal foi obtida acidentalmente, ao se colocar certos minérios de estanho ou de chumbo numa fogueira. O calor de uma fogueira (cerca de 200ºC) e o carvão são suficientes para derreter e purificar estes minérios, produzindo um pouco de metal. Depois, o estanho e chumbo também podem ser derretidos e moldados numa fogueira comum.

1. A partir de quais minérios pode ser extraído o cobre.

O cobre, na forma livre, é encontrado somente em pequenas quantidades na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com