TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Quimica

Monografias: Trabalho De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Campinas-Unidade 3

Curso de Engenharia Elétrica

Relatório

Índice

Resumo Experimento 1 Página 3

Objetivo Experimento 1 Página 4

Introdução teórica Experimento Página 5

Parte experimental Experimento 1 Página 6

Resultado Experimento 1 Página 7

Conclusão Experimento 1 Página 8

Questões Experimento 1 Página 9 e 10

Resumo Experimento 2 Página 11

Objetivo Experimento 2 Página 12

Introdução teórica Experimento 2 Página 13

Parte experimental Experimento 2 Página 14

Resultado Experimento 2 Página 15

Conclusão Experimento 2 Página 16

Questões Experimento 2 Página 17 e 18

Biografia Página 19

1º Experimento

Resumo

Foi proposto na aula pratica a separação de quatro substancias: limalha de ferro, cloreto de sódio, areia e água. Após toda a base teórica e explicativa em aulas anteriores, fomos ao laboratório ver na pratica como realmente funciona a separação de misturas com os métodos necessários e o teste de chama.

Objetivos

O experimento tem por finalidade o estudo da separação de mistura utilizando 3 métodos para separar as seguintes substancias:

Areia, Ferro e Cloreto de Sódio, que juntas formam uma mistura heterogênea, ou seja trifásica.

Tendo como intuito a verificação da mudança de fases dos produtos durante o processo experimental e também a verificação das perdas de componentes devido aos efeitos do processo de separação.

Introdução teórica

É possível dizer que na natureza salve raras exceções todos os produtos sofrem algum tipo de misturas com outros tipos de substancia, o que é um processo natural, porém para estudos e descobertas de possíveis misturas a ciências desenvolve maneiras para separação destes produtos visando obter a substancia mais pura, o processo de separação das substancias não alteram suas características químicas. Os processos utilizados são Filtração: utilização de filtro, separação magnética: utilização de imã, dissolução fracionada, utiliza-se um solvente que é capaz de dissolver apenas uma das espécies, decantação: processo que deixa o produto em repouso, até que o componente mais denso se deposite no fundo.

Parte Experimental

Materiais utilizados no experimento nº1:

01 Bico de Bunsen

02 Béqueres 01 de 100ml

01 Béquer 01 de 500ml

01 Funil

01 Garra

01 Par de Luva

01 Imã

01 Tripé

01 Tela de Amianto

01 Papel de Filtro

Resultados de Discussão:

A primeira separação utilizada foi a Magnética, onde utiliza-se 01 Imã para a separação da limalha de ferro da mistura. Restando ainda na mistura uma quantidade mínima de limalha de ferro, areia e cloreto de sódio (NaCl).

A segunda separação utilizada foi a de diluição, coloca-se 30ml de agua (H2O) à mistura até que se dilua todo o cloreto de sódio. Em 01 Funil de papel, onde o mesmo trabalhará como um filtro, separando todo material diluído da areia, sobrando a areia e uma mínima parte do material diluído e mínima parte da limalha de ferro.

A terceira separação se dá por evaporação, o restante da mistura filtrada é colocada em 01 béquer onde o mesmo é levado ao fogo e levando a mistura final ao ponto de ebulição, terminada a evaporação da agua, restando da mistura somente o cloreto de sódio, pois a temperatura alcançada com a chama do bico de Bunsen, não é capaz de levar o cloreto de sódio ao estado liquido.

Conclusão

A equipe concluiu que mesmo que misture substancias diferentes,é possível se obter novamente as substâncias de forma isolada,utilizando métodos adequados conforme exige cada situação no processo de separação de misturas,porém ao obter as substâncias isoladas pode ter perca de alguma substância,por exemplo: ao separar a limalha de ferro da areia teve perca de limalha devido a pouca eficiência do imã utilizado.

Questões

1. Qual é o resíduo que sobrou no papel de filtro?

O resíduo que sobrou no papel de filtro foi a Areia.

2. Quais os componentes obtidos em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com