TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Segurança Do Trabalho

Trabalho Universitário: Trabalho De Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A implementação de um Sistema de gestão de saúde e segurança é uma atitude muito importante que visa a identificar controlar e eliminar os perigos de acidente e doenças existentes nas organizações e visa promover a saúde dos trabalhadores. Tem como objetivo melhorar as condições e o ambiente de trabalho.

O sistema de gestão é muitas vezes utilizado nos processos de tomada de decisão de empresas e, também, de uma forma inconsciente no dia-a-dia, quer seja na compra de equipamento, na ampliação do negócio ou simplesmente na seleção de novo mobiliário.

A aplicação desse sistema de gestão da Segurança e saúde no trabalho baseia-se em critérios relevantes, em normas e em comportamentos.

A organização deve desenvolver um sistema de gestão que envolva desde a estrutura operacional até à disponibilização dos recursos, passando pelo planeamento, pela definição de responsabilidades, práticas, procedimentos e processos, aspectos decorrentes da gestão e que atravesse horizontalmente toda a organização.

É importante que o cumprimento da política da SST da organização deve ser assegurado pela gestão de topo, devendo ser revista periodicamente e sempre que necessário

Como a gestão de segurança do trabalho pode e deve integrar ações conjuntas com gestão de Recursos Humanos

Um sistema de gestão é definido como um conjunto de elementos, que se relacionam entre si, para estabelecimento da politica e objetivos e para a sua concretização. Ou seja, o conjunto de atividades e meios, para dirigir e controlar uma organização numa determinada área.

A implementação de um sistema de gestão passa pela definição de responsabilidades e regras de trabalho, permitindo uma atuação sistemática e organizada, o que se traduz numa melhoria continua da eficiência e eficácia da organização.

O sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho pode ser definido como o conjunto de método (tanto operacional quanto de gestão), de atuação na área de segurança e saúde com o objetivo de eliminar os perigos para a segurança e saúde ou minimizar os riscos de perigos nas atividades da organização.

Ao implementar um sistema de saúde e segurança do trabalho de acordo com as normas OHSAS 18001 ou NP 4397 a organização poderá solicitar a sua certificação. Esta norma é aplicável a qualquer organização que queira implementar um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho, independente do tipo e dimensão.

A norma NP 4397 é uma norma portuguesa adaptada da norma OHSAS 18001.

A norma OHSAS determina os requisitos que deveram ser assegurados pela organização no que diz respeito à gestão de segurança e saúde no trabalho.

O sistema esta focalizado no controle de riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores.

Os perigos e riscos devem ser o ponto inicial para implementação do SGSST.

Para se iniciar este sistema é preciso um levantamento associados às usa atividades e a classificação dos riscos.

É impressendivel que a empresa conheça detalhadamente todos os perigos inerentes as suas atividades e gravidades dos riscos associados, de modo a pode atuar sobre eles de forma eficiente.

Estabelecer regras de trabalho e de meios de prevenção que minimizam os riscos de acidentes e de doenças profissionais, reduzindo o impacto que estes problemas acarretam como: indenizações, perdas materiais, seguros, interrupções, diminuição de motivação.

É importante também acompanhar os requisitos legais limitando os riscos de multas por não cumprir das regras legais.

Integrar estas ações também melhora a imagem e a credibilidade da empresa, pois melhora o desempenho do nível de segurança e saúde, através da identificação e controle dos riscos associados as suas atividades, traduzindo-se numa imagem positiva da empresa junto a clientes, trabalhadores e o publico em geral.

Esta integração visa à satisfação dos colaboradores e a prevenir a ocorrência ou minimizar a ocorrência de acidentes ou doenças profissionais.

Os requisitos para aquisição desse sistema são: Definição da politica, responsabilidade e autoridade, definição e planejamento dos objetivos, controle dos registros e processos, sensibilização e competências, identificação de não conformidades, avaliação de riscos, definição de ações corretivas e preventivas, auditorias internas, avaliação e medição, revisão da gestão, cumprimento dos requisitos legais, capacidade de resposta de emergência.

A estrutura do sistema de gestão de segurança do trabalho é constituída pelos seguintes elementos: Politica; Planejamento; Formação e Sensibilização; Implementação e Funcionamento; Medição, Analise e Melhoria; Revisão da Gestão.

Politica: é a orientação geral da organização relativa a ambiente e segurança.

Deve estabelecer uma orientação geral coerente com as características da organização, dos seus processos e produtos, assim como, com a cultura e personalidade da mesma e os objetivos estabelecidos pela gestão de topo. A política deve ser coerente com os riscos, com a legislação, com o propósito de melhoria contínua e deve poder ser facilmente compreendida e comunicada a toda a organização. Na elaboração da política, a organização deve ter consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com